A partir de novembro, o WhatsApp deixa de funcionar em 14 modelos de celulares, incluindo aparelhos iPhone e Android que não atendem mais aos requisitos mínimos de sistema. A Meta, empresa que controla o aplicativo, informou que a atualização dos sistemas operacionais é necessária para manter a segurança e o desempenho do mensageiro.
- Como usar o Meta AI no WhatsApp
- Meta AI no WhatsApp: entenda como funciona o chatbot
Segundo a Meta, o aplicativo exige que os dispositivos rodem pelo menos o sistema iOS 12 ou o Android 5.0 para garantir suporte. Esse ajuste é resultado de uma análise periódica da compatibilidade dos sistemas, e tem o objetivo de adaptar o app às atualizações mais recentes em segurança e recursos.
“Todos os anos, analisamos quais são os dispositivos e softwares mais antigos e com o menor número de usuários. É possível que esses dispositivos não abranjam as atualizações de segurança mais recentes ou não incluam funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp”, explica a empresa na Central de Ajuda do mensageiro.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A Meta informa que usuários dos aparelhos afetados receberão notificações sugerindo a atualização do sistema. Entretanto, como muitos desses dispositivos não têm suporte para novas versões do sistema, a troca de aparelho será necessária para que o WhatsApp continue operando.
Celulares que perdem suporte ao WhatsApp
A lista dos celulares que perderão o suporte ao WhatsApp em novembro inclui:
- iPhone 5
- iPhone 5c
- iPhone 6S
- iPhone 6S Plus
- iPhone SE (1ª geração)
- LG Nexus 4
- LG Optimus G
- Motorola Moto G (1ª geração)
- Samsung Galaxy Ace 3
- Samsung Galaxy Note II
- Samsung Galaxy S3
- Samsung Galaxy S4 Mini
- Sony Xperia SP
- Sony Xperia Z
Para os usuários que possuem algum desses celulares, é possível verificar se há uma atualização do sistema disponível. Em aparelhos Android, é possível acessar as configurações e selecionar Sistema > Atualizações de software. Já no iPhone, o usuário deve ir em “Ajustes”, selecionar “Geral” e acessar “Atualização de Software”.
A Meta recomenda que, ao substituir o aparelho, os usuários busquem dispositivos com versões atualizadas, como o Android 13 ou superior, garantindo uma maior compatibilidade com atualizações futuras do WhatsApp e outros aplicativos.
Leia também:
- 7 tarefas que a Meta AI pode ajudar no dia a dia
- Como colocar senha no WhatsApp
- Como fazer figurinhas no WhatsApp
Leia mais matérias no ItechNews .