Pessoas com depressão têm a temperatura corporal mais alta. É o que sugere um estudo da UC San Francisco, com base nos dados de 20 mil pessoas. Os cientistas envolvidos perceberam que, quanto maiores os sintomas de depressão relatados pelos participantes, maiores tambem eram as temperaturas de seus corpos.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Qual temperatura é “muito quente” para o corpo humano funcionar?
  • Mudanças climáticas aumentam níveis de depressão e ansiedade

Ainda não se sabe o que causa o que (se é a depressão que leva à temperatura corporal mais alta ou vice-versa), mas o material publicado na Scientific Reports mostra que os dados de temperatura corporal também tiveram uma tendência para pontuações mais altas de depressão em pessoas cujas temperaturas tiveram menos oscilação.

O estudo chega para se entrelaçar com uma descoberta recente da ciência:  banheiras de hidromassagem ou saunas podem reduzir a depressão.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Com a nova descoberta, finalmente os pesquisadores podem ter entendido o porquê: ao fazer o corpo se auto-resfriar por meio da transpiração.

“Aquecer as pessoas pode realmente levar a uma redução da temperatura corporal que dura mais do que simplesmente resfriar as pessoas diretamente. E se pudéssemos rastrear a temperatura corporal de pessoas com depressão para cronometrar bem os tratamentos baseados em calor?”, refletem os pesquisadores.

O grupo defende que “este é o maior estudo até o momento a examinar a associação entre temperatura corporal e sintomas depressivos em uma amostra geograficamente ampla”.

O que influencia na depressão?

Como a ciência tem nos mostrado, existem diversos fatores que podem influenciar na depressão e na intensidade dos sintomas:

Trabalho

Um estudo da revista New England Journal of Medicine diz que longas horas de estresse no trabalho aumentam o risco de depressão. Uma coisa que pode influenciar isso é que trabalho estressante “polui” o cérebro com toxinas.

Estudo mostra que pessoas com depressão têm temperatura corporal mais alta (Imagem: Andre Moura/Unsplash)

Alimentação

Além da depressão, a sua alimentação também influencia nos sintomas de ansiedade. Enquanto alguns alimentos ajudam a conter esses sintomas, outros podem intensificá-los. É o caso dos ultraprocessados, por exemplo.

Temperatura e clima

Além da temperatura corporal influenciar a depressão, como sugere esse novo estudo, o clima em si também exerce uma influência. Um estudo realizado em Bangladesh mostra que mudanças climáticas aumentam níveis de depressão e ansiedade.

Leia mais matérias no ItechNews .