A Samsung e a Apple estão travando uma briga intensa pela liderança do mercado global de celulares. No momento, a marca coreana está mantendo a liderança, mesmo com a rival alcançando recorde de vendas. Segundo a Canalys — empresa especialista em análise de mercado, o top 3 fica para Samsung, Apple e Xiaomi, com a diferença entre os dois primeiros cada vez menor.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Novo iPhone SE “acessível” vaza por completo; veja especificações
- Xiaomi rouba top 2 da Motorola em ranking de maiores marcas na América Latina
Apple e Samsung quase empatadas
As duas principais fabricantes de smartphones registraram uma diferença de “apenas” 3 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre de 2024. Em números totais, a Samsung vendeu 57,5 milhões de celulares contra 54,5 milhões da Maçã, enquanto detém 19% de market share. Como efeito de comparação, os resultados da marca coreana representam uma queda de 2% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já a Apple, demonstrou um salto de 9%, além de 18% de market share.
Dentre os motivos que explicam a mudança, está a chegada da linha iPhone 16, em setembro de 2024. Os novos iPhone 16, iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max trouxeram novidades importantes para o portifólio da empresa. A principal comunicação realizada pela Apple é voltada para sua inteligência artificial (IA) própria, a “Apple Intelligence”. Lançada recentemente, os recursos inteligentes prometem transformar a experiência do usuário ao gerar imagens e emojis, resumir chamadas, auxiliar na escrita e potencializar a Siri.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O terceiro lugar ficou para a Xiaomi, com 42,8% de aparelhos comercializados e 14% de market share. Em seguida, estão OPPO e vivo, com 28,6 milhões e 27,2 milhões de unidades, respectivamente. A forte presença na Ásia impulsionou as três marcas.
“A Apple atingiu um recorde de remessas no terceiro trimestre, impulsionado por uma combinação estratégica de otimizações de canais e cadeia de suprimentos”, disse o analista da Canalys, Le Xuan Chiew.
Mercado de celulares cresce com IA
O estudo também revelou que, no total, as vendas de smartphones chegaram em 309,9 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 5% no terceiro trimestre de 2024, quando comparado ao último ano. Esses números são os maiores desde 2021. A Canalys destaca que o aumento vem após muitos lançamentos de diferentes marcas que tornaram o mercado ainda mais diverso.
As fabricantes seguem apostando em modelos com uma relação custo-benefício vantajosa, para que o usuário veja que vale a pena trocar de celular Nesse sentido, empresas como Samsung e Apple vem investindo cada vez mais em IA e longo período de atualização, como parte da estratégia de atrair o consumidor.
Entretanto, os custos dos componentes tem subido, o que torna a lucratividade mais difícil a longo prazo. Na contramão desse aspecto, as fabricantes de smartphones tem dado mais atenção em mercados emergentes.
VÍDEO: Melhor Celular até R$ 2000 | Poco X6 PRO – Motorola Edge 40 Neo – Samsung Galaxy A55
Leia mais matérias no ItechNews .