A SpaceX iria lançar mais uma leva de satélites Starlink no domingo (3), mas foi preciso interromper a operação devido a um aparente vazamento de hélio. Quando faltavam 2 minutos e 36 segundos para o foguete Falcon 9 deixar a plataforma da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida, os membros da missão suspenderam a contagem regressiva. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Falcon 9, da SpaceX, sofre falha catastrófica em lançamento da Starlink
  • SpaceX revela causa da falha no foguete Falcon 9 e anuncia próximo lançamento

“Esperem, esperem, esperem. Aguardando hélio, estágio um”, disse um membro da equipe da SpaceX durante a transmissão do lançamento no X, antigo Twitter. Em outra publicação, a empresa acrescentou que, apesar da suspensão do lançamento, o foguete e sua carga útil estavam em bom estado. Por enquanto, não foi revelado o motivo da interrupção do lançamento.

A SpaceX já lançou milhares de satélites Starlink (Imagem: Divulgação/SpaceX)

O incidente vem após representantes da NASA no Painel de Consultoria de Segurança Aeroespacial (ASAP) recomendarem que a SpaceX mantenha o foco na segurança em seus voos espaciais tripulados. Os participantes do evento recordaram outras anomalias ocorridas nos foguetes Falcon 9 e no retorno da Crew-8 à Terra.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

No momento, a SpaceX conta com aproximadamente 6.500 satélites Starlink em órbita, mas planeja chegar a mais de 30 mil unidades no espaço. A expansão do projeto preocupa astrônomos, que temem que a megaconstelação cause interferências na observação de objetos astronômicos.

A empresa tem mais um lançamento com um Falcon 9 planejado. Nesta segunda (4), a SpaceX deve lançar a missão CRS-31 com um foguete Falcon 9, enviando uma nave Dragon rumo à Estação Espacial Internacional com suprimentos para o laboratório orbital.

Leia mais matérias no ItechNews .