Todo bom fã de Star Wars anda chateado com a maioria das novidades da Disney nos últimos anos. Após a irregular última trilogia de filmes, o novo cânone até parecia decolar com The Mandalorian, mas a tentativa de expandir a franquia com não tem dado muito certo.
O mais curioso disso tudo é que esse plano foi executado com sucesso no passado com a Trilogia Thrawn, que foi inicialmente descartado, e, agora, como as coisas estão azedando, os elementos descartados da continuidade oficial para a linha Legends estão voltado para a cronologia principal — inclusive uma certa vilã ruiva com vital importância no futuro de Luke Skywalker.
Para entender melhor a manobra da Disney para colocar as coisas no eixo, basta lembrar um pouco da cronologia escanteada no começo dos anos 2010, quando a companhia adquiriu os direitos das criações de George Lucas ao comprar a Lucasfilm.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Diferente do que muitos possam pensar, Star Wars nunca foi um sucesso exclusivo dos autodenominados “nerds”. Contudo, foram os fãs de carteirinha que mantiveram a chama acesa durante o hiato de filmes entre o fim da trilogia original encerrada em 1983 e e o retorno com as prequelasa partir de 1999.
Nesse intervalo, a Lucasfilm ampliou o cânone com eventos antes e depois da trilogia original em livros, quadrinhos, games e, claro, à devoção dos fãs. As tramas criadas por Timothy Zahn em livros foi essencial para isso, pois os personagens, eventos e conflitos que ele criou a partir da Trilogia Thrawn e tão boa e até superior que a trama dos primeiros capítulos.
Desse material, muita coisa boa poderia ser reaproveitada e integrada à nova continuidade estipulada pela Disney; mas a Casa do Mickey achou melhor recomeçar esse pedaço da história, e tudo o que havia sido veiculado fora das telonas passou a ser considerado uma realidade alternativa batizada de Legends.
Só que isso nem tanto tempo, pois, com o fracasso da nova trilogia e de várias séries do Disney+, a companhia decidiu recuperar muitos elementos jogados em Legends. Isso aconteceu, inicialmente, nos quadrinhos, games e animações, principalmente com a reintegração do Grande Almirante Thrawn, um dos vilões favoritos dos fãs.
E tudo indica que mais um hit do passado Legends, a esposa de Luke Skywalker, estaria de volta, a vilã com nome de cantora de lambada Mara Jade.
Quem é a esposa de Luke, Mara Jade?
Atualmente, a Marvel Comics está lançando uma nova e canônica série de quadrinhos de Star Wars ambientada imediatamente após O Retorno de Jedi e a Batalha de Endor. E uma das tramas complementares de Legends pode reacender as viúvas da continuidade anterior, com a presença de Mara Jade, a esposa do herói que inicialmente era um vilã e depois se tornou a mãe de dois filhos do rapaz — deixando para trás a doidera incestuosa da paixão inicial de Luke por Leia.
Em Legends, Mara Jade era uma serva do Imperador Palpatine durante a Guerra Civil Galáctica, após os eventos de O Retorno de Jedi. Treinada para ser uma assassina e agente usuária da Força, conhecida como Punho do Imperador, ela foi a escolhida para matar Luke Skywalker. Contudo, não conseguiu completar essa missão depois da morte do vilão, e tornou-se uma muambeira dissidente do Império.
Posteriormente, Jade foi essencial na campanha contra o Grande Almirante Thrawn. O casal gradualmente se apaixonou e se casou na continuidade original de Star Wars antes do expurgo do cânone da Disney em 2012. E isso pode ser retomado com algumas mudanças.
Agora, em Star Wars: Batalha de Jakku – Insurgency Rising #2, publicado recentemente pela Marvel Comics, a trama mostra que a Força convocou Luke Skywalker para recuperar uma antiga bússola estelar Jedi que estava guardada em um dos observatórios secretos de Palpatine. No entanto, o herói é rapidamente emboscado por cultistas do Lado Sombrio conhecidos como Acólitos do Além.
E, adivinhe… Esses cultistas são liderados por uma mulher ruiva que já foi serva devota de Palpatine e Darth Vader. Muito pouco se sabe sobre os Acólitos do Além, além de que eles serviram aos Lordes Sith recentemente falecidos e foram liderados por Yupe Tashu, um membro do círculo interno de Palpatine. E, embora essa ruiva seja caracterizada como Yuan Howzell, há grandes chances de ela ser Mara Jade.
Ainda não há a confirmação oficial de que a moça realmente seja Jade. Mas… a julgar pelo andar dos últimos arcos nos quadrinhos e das manobras da Disney, teremos zero surpresas se isso for carimbado muito em breve.
Leia mais:
- Star Wars retoma aventura “estilo Goonies” em novo trailer de série com Jude Law
- Star Wars mostra Darth Vader no auge de poderes antes de derrota final
- Star Wars explica em HQ um “furo” de A Ascensão Skywalker
Leia mais matérias no ItechNews .