Falta menos de um ano para o suporte do Windows 10 ser encerrado, passando o bastão de vez para o Windows 11. Diante da proximidade da data, a Microsoft compartilhou um guia para detalhar os próximos passos aos usuários que ainda utilizam a versão antiga do sistema operacional.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Windows 10 | Fim do suporte acontece quando? Saiba o que fazer
  • Windows 11 entra na era ARM; entenda o que muda

Em publicação no blog do Windows na semana passada, a Microsoft reforçou que as correções de bugs e segurança para o software acabam em 14 de outubro de 2025

Até lá, os computadores com o antecessor do Windows 11 ainda serão atualizados para mantê-los seguros. Após a data, não haverá mais a garantia de distribuição de pacotes para tapar brechas.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“A partir de 14 de outubro de 2025, o Windows 10 não receberá mais atualizações de segurança”, disse a Microsoft no comunicado.

Diante desse cenário, a companhia recomenda a atualização para o Windows 11, versão mais recente do sistema operacional. 

“Projetamos o Windows 11 para ser a versão mais segura do Windows de todos os tempos — por padrão e design — para ajudar você a ficar à frente desses riscos”, informa a companhia ao destacar recursos, como a exigência do chip TPM 2.0, melhorias nos métodos de autenticação, proteção contra ciberataques e muito mais.

A empresa também destacou a existência de outras melhorias, como o novo design do sistema operacional, a otimização para mantê-lo mais rápido e eficiente, as melhorias na multitarefa, os recursos de acessibilidade e, claro, a IA Copilot.

Vale reforçar que os usuários podem prolongar o suporte do Windows 10 ao participar do programa de Atualizações de Segurança Estendidas (ESU), por US$ 30 (cerca de R$ 170 em conversão direta). O serviço é válido por um ano para versões domésticas e corporativas do sistema operacional e estará disponível no fim de 2025.

Como atualizar para o Windows 11

Se você tem um computador com Windows 10, é possível atualizar gratuitamente para a geração atual. Contudo, para isso, o dispositivo precisa atender aos requisitos mínimos do Windows 11. 

Veja como iniciar a migração para a versão mais recente:

  1. Abra o menu Iniciar;
  2. Entre no app “Configurações”;
  3. Acesse o menu “Windows Update”;
  4. Atualize para o Windows 11.

Quais são os requisitos mínimos do Windows 11?

O Windows 11 exige os seguintes recursos mínimos para ser usado:

  • Processador compatível de 1 GHz com dois ou mais núcleos;
  • A partir de 4 GB de RAM;
  • A partir de 64 GB de armazenamento;
  • Tela de 9 polegadas com resolução de 720p ou mais;
  • Placa de vídeo compatível com DirectX 12 e driver WDDM 2.0;
  • Módulo de segurança TPM 2.0;
  • Firmware UEFI com Inicialização Segura (Secure Boot);
  • Conexão com a internet.

Você também pode usar o app Verificação de Integridade do PC para confirmar se o dispositivo é compatível com o Windows 11.

Foto de um notebook com Windows 10 sendo atualizado
Microsoft recomenda atualização para o Windows 11 com o fim do suporte ao Windows 10 (Imagem: Unsplash/Clint Patterson)

Meu PC não suporta o Windows 11. O que fazer?

A lista de requisitos mínimos não necessariamente impede a instalação do Windows 11. Contudo, alguns recursos podem ser limitados e alguns avisos de falta de compatibilidade tendem a ser emitidos no computador caso não atenda as exigências da Microsoft.

Para evitá-los, a Microsoft recomenda comprar um computador novo. Esse direcionamento, no entanto, gerou polêmica, especialmente ao considerar que muitos PCs ainda oferecem bom desempenho até mesmo para rodar jogos pesados, mas não podem ser atualizados pois não atendem alguns requisitos, como a presença do chip TPM 2.0.

Outro caminho, caso seja possível, é a troca de peças para atender os requisitos mínimos.

Quais são as alternativas ao Windows?

Se o seu computador não suporta o Windows 11 e você busca uma alternativa completa ao sistema operacional da Microsoft, existem dois caminhos:

  • Instalar uma distribuição Linux no mesmo computador;
  • Comprar um Mac.

O Windows 10 vai parar de funcionar em 2025?

Não. Assim como aconteceu com o Windows XP, Vista, 7 e 8, o Windows 10 vai continuar funcionando normalmente após o encerramento do suporte. Contudo, o nível de segurança do sistema operacional vai declinar com o tempo, com exceção para quem contratou a extensão do período de atualizações.

Além disso, novos recursos e demais melhorias para evitar bugs e erros de compatibilidade com atualizações futuras de programas também podem ocorrer após o fim do suporte.

Vale lembrar que o sistema operacional já não recebe mais novidades.

Confira outras matérias do :

  • Mercusys lança roteador Halo H80X com ampla conexão
  • Xiaomi lança monitor gamer barato com tela de alta frequência
  • Asteroide Apophis pode ter tremores e deslizamentos por culpa da Terra?

VÍDEO: NOTEBOOKS que a gente NÃO aguenta mais! COMO escolher MELHOR um novo?

 

Leia mais matérias no ItechNews .