A Toyota iniciou nesta segunda-feira (4) uma campanha nacional de recall para clientes que possuam carros da marca fabricados entre 2002 e 2017. O motivo? Verificar se os modelos em questão possuem os chamados “airbags mortais” fabricados pela Takata.
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Para quem não se lembra da história, um breve resumo: No fim de agosto, uma reportagem do Fantástico revelou que cerca de 2,5 milhões dos 4,4 milhões de carros que contam com o equipamento no Brasil ainda não haviam sido levados pelos donos para corrigir eventuais falhas dos “airbags mortais”.
Ao todo, 17 montadoras utilizaram os airbags em carros fabricados entre os anos de 2001 e 2018. No caso específico da marca japonesa, não foram divulgados quais carros teriam sido afetados pelo problema com o equipamento, embora um dos acidentes fatais tenha vitimado o motorista de um Etios sedan, ano 2015.
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Além da Toyota, também possuem carros com airbags da Takata as montadoras Fiat, Ford, General Motors, Volkswagen, Audi, BMW, Chrysler, Dodge, Jeep, RAM, Mitsubishi, Nissan, Subaru, Renault, Honda, Volvo, Mercedes e até a Ferrari.
Qual é o defeito nos airbags da Takata?
Os problemas com os airbags da Takata impactaram mais de 60 milhões de carros apenas nos Estados Unidos e foram causados por uma falha grave no projeto, que acabou transformando um acessório que deveria salvar vidas em um instrumento mortal.
A utilização do nitrato de amônio para inflar o airbag foi a causadora da falência da Takata. O problema é que, ao longo dos anos, em contato com calor e umidade, o composto químico se torna inflamável, além de corroer as partes metálicas do equipamento. Isso acabou transformando a bolsa de airbag em uma autêntica arma, já que, com o impacto, as partes metálicas eram projetadas em direção ao motorista.
A primeira investigação aconteceu no Alabama, nos Estados Unidos, após um acidente que matou o motorista de um Honda Accord fabricado em 2002. Segundo as autoridades, detritos de metal atingiram o peito do motorista após o acionamento do airbag. Alertados, os executivos da Takata ignoraram a falha e só admitiram o erro após muito tempo.
A série de incidentes com vítimas fatais por conta da falha acabou levando a empresa para o banco dos réus e, ao se julgar culpada, a Takata foi condenada a pagar uma multa de US$ 1 bilhão. Quatro anos depois, pediu falência e fechou as portas.
Como descobrir se seu Toyota tem os airbags mortais?
Se você é proprietário de um carro da Toyota fabricado entre 2002 e 2017, mas não tem certeza se seu veículo está equipado com os airbags mortais da Takata e, portanto, precisa passar pelo recall, o procedimento é simples.
Ao acessar o site oficial da montadora no Brasil (Toyota.com.br), um enorme banner de convocação estará disponível. Preencha o formulário de busca com o modelo e o ano do carro ou, então, forneça a placa e o chassi para saber se seu veículo precisa do reparo.
Segundo a Toyota, esse é “o maior recall da história automotiva” e, para participar, não há qualquer restrição, tanto para o proprietário quanto para o veículo. A preocupação é tanta que a marca se disponibilizou a “ir até o cliente” caso o carro esteja quebrado, sem condições de ir a uma oficina credenciada.
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