Um acontecimento raro se desenrolou em Fernando de Noronha na última segunda-feira (4): um pescador credenciado para captura de polvos encontrou um espécime inédito nas ilhas oceânicas brasileiras. A espécie é o polvo-véu (Tremoctopus violaceus), também conhecido como polvo-arco-íris.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Peixe invasor e venenoso é encontrado pela 3ª vez em Fernando de Noronha
- Qual é a diferença entre lula e polvo?
Quem registrou o momento foi o próprio pescador, Erivaldo Alves da Silva, conhecido como Nego Noronha. Ele possui uma autorização especial do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) para a captura dos polvos na ilha, já que vem de uma família tradicional de pescadores.
Polvo-véu no Brasil
Nego Noronha encontrou o polvo diferenciado na Praia do Meio, em Fernando de Noronha, e estranhou o animal pela diferença dos polvos comuns à região — este “parecia um véu”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ver essa foto no Instagram
O espécime é, sem dúvidas, uma polvo fêmea, já que o dimorfismo sexual da espécie é bem grande: em outras palavras, as fêmeas são muito diferentes dos machos. Elas podem chegar a 2 metros de comprimento, enquanto os machos chegam a apenas 7 cm.
Um aspecto curioso sobre esses polvos é que muitos dos menores deles já foram vistos carregando pedaços de tentáculo de caravelas-portuguesas (Physalia physalis), provavelmente para se defender de predadores e caçar presas.
Leia mais matérias no ItechNews .