A AstroForge, que tem como objetivo explorar um asteroide próximo à Terra em busca de metais preciosos, acaba de receber da Comissão Federal de Comunicações dos EUA a primeira licença para operar e se comunicar no espaço profundo. A empresa planeja lançar a missão Odin em 2025.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • China revela planos ambiciosos para liderar corrida espacial até 2050
  • Asteroide Apophis pode ter tremores e deslizamentos por culpa da Terra?

A licença concedida pela FCC permite que a AstroForge implemente uma rede de comunicação para enviar comandos às suas espaçonaves, cobrindo distâncias superiores a 2 milhões de quilômetros da Terra.

Isso permitirá que a missão, denominada Odin, envie dados do asteroide alvo, cujo nome ainda não foi divulgado. Essa será a segunda missão da empresa, após a espaçonave Brokkr-1 ser encerrada sem conseguir cumprir todos os seus objetivos.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Apesar disso, a Brokkr-1 foi crucial para a AstroForge, ajudando a identificar melhorias para a missão que viria em seguida e proporcionando à equipe experiência em todo o processo de desenvolvimento e certificação de um veículo espacial. 

Em 12 de março de 2024, no entanto, a nova espaçonave foi submetida a um teste de vibração e falhou devido a um defeito de fabricação na placa de base, onde os tanques de propulsão são montados. 

 

Os engenheiros da AstroForge encontraram outras falhas e peças que não atendiam os padrões de construção da NASA, comprometendo a resistência da espaçonave exigida para lançamento em foguetes da SpaceX. 

Assim, a empresa decidiu construir outra espaçonave praticamente do zero em apenas sete meses. Ela pesa 100 kg e protagonizará a primeira missão de uma empresa comercial a capturar imagens de um asteroide tipo M. 

Prevista para janeiro do ano que vem, a missão Odin será lançada como carga secundária da IM-2 — uma missão lunar da Intuitive Machines. A AstroForge ainda não revelou qual asteroide Odin visitará, mas afirma que sua tarefa será apenas orbitar o objeto. 

Em seguida, a empresa enviará outra sonda, chamada Vestri, que será lançada na missão IM-3, para finalmente pousar no asteroide. Nenhuma dessas espaçonaves realizará a mineração na rocha espacial, mas são passos fundamentais para demonstrar a tecnologia e a competência da AstroForge para realizar seus objetivos.

 

Leia mais matérias no ItechNews .