Já sabemos que uma boa noite de sono é ideal para manter a saúde em dia. Um novo estudo da Baylor University (EUA) diz que dormir 46 minutos a mais fazer a diferença no seu dia ao aumentar a gratidão e o nível de satisfação com a vida.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Como dormir mais rápido? 9 dicas para pegar no sono
- Dormir de lado ativa sistema glinfático e é melhor para o cérebro
Ao todo, 90 jovens adultos participaram da pesquisa, e foram divididos em três grupos:
- O primeiro grupo deveria dormir tarde
- O segundo grupo deveria dormir cedo
- O terceiro grupo deveria dormir “normalmente”
Eles foram acompanhados durante uma semana, para examinar se a melhora do sono poderia reforçar o bem-estar. Resultado: os participantes que prolongaram o sono mostraram melhorias no sentimento de gratidão e satisfação.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Só que os participantes que restringiram o sono experimentaram o efeito oposto com declínios nos mesmos sentimentos, o que sugere que mesmo pequenas perdas de sono podem influenciar negativamente a saúde mental e os comportamentos sociais.
“Quando as pessoas tiveram o sono reduzido em uma média de 37 minutos por noite, experimentaram quedas no humor, resiliência, florescimento e gratidão”, afirmam os pesquisadores.
“Dormir mais tem uma influência mais ampla do que apenas se sentir mais alerta durante o dia. Dormir melhor ajuda você a ter uma visão clara para sua vida e a ser mais resiliente aos desafios que podem acontecer amanhã”, completam.
Benefícios sociais do sono
O estudo também destacou a importância da saúde do sono para benefícios sociais, e observou que indivíduos bem descansados mostraram uma perspectiva social mais positiva.
“Embora sutis, essas variações no sono podem ter implicações mais amplas para comportamentos comunitários, como doações de caridade. As descobertas enfatizam a importância do sono na promoção e melhoria do bem-estar e sugerem possíveis alvos para futuras pesquisas e intervenções”, diz a Baylor University, em comunicado.
O artigo científico foi publicado no periódico The Journal of Positive Psychology.
Dormir bem faz bem
De qualquer forma, estudos mostram que a qualidade do sono é mais importante que a quantidade de horas dormidas. Você pode até mesmo tirar uma soneca durante o dia para preservar a saúde do cérebro e evitar doenças. Enquanto isso, ficar muito tempo sem dormir pode gerar mudanças para o cérebro.
Leia mais matérias no ItechNews .