Arqueólogos encontram, em um forte romano de quase 2.000 anos na República da Geórgia, uma oferenda a um deus da guerra descrita como “única”. Escrita em grego, a inscrição na placa indica a dedicação a Júpiter Doliqueno, uma deidade reverenciada por soldados romano relacionada à guerra e à vitória.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Cidade romana completa é encontrada próxima ao Templo de Luxor, no Egito
- Misterioso dodecaedro romano de 1.600 anos pode ter sido usado em rituais
O esforço polaco-georgiano foi encabeçado pela Universidade de Varsóvia, que contou tudo sobre o achado em um comunicado à imprensa. O deus é uma junção da divindade romana Júpiter, deus dos céus, tempestades e trovões, e Doliqueno, deus associado ao trovão cujo culto era baseado na cidade de Dolique (atual Gaziantep, na Turquia). Seu culto floresceu no Império Romano, chegando ao ápice entre os séculos I e III d.C.
Oferendas no mundo antigo
No politeísmo do mundo antigo, era comum fazer oferendas votivas aos deuses, ou seja, confeccionar presentes a serem dedicados a eles colocando-os em templos. A divindade em questão deveria, então, intervir em seu favor, especificamente no seu campo de atuação. No achado georgiano, por exemplo, a expectativa dos soldados seria de que Júpiter Doliqueno os ajudasse a ter vitória em batalha.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O sítio arqueológico militar romano na Geórgia, com 1.800 anos, é conhecido como Forte Gonio-Apsaros, e a equipe acredita que ele deva incluir um santuário à divindade, ainda não encontrado. O artefato provavelmente estava em algum altar ou parede do santuário, que espera-se achar nas próximas expedições ao local.
Outros achados no forte romano incluem restos de um mosaico em uma casa que provavelmente era usada pelo comandante da guarnição, formando um desenho geométrico. O item está deteriorado demais, no entanto, para que seja possível decifrar o seu padrão. Alguns dos restos mostram linhas vermelhas e rosadas em um fundo branco.
Uma prensa de vinho e fornos para cozimento de ânforas (potes para armazenamento de líquido) também foram encontrados no local.
Veja também:
Ver essa foto no Instagram
Leia mais matérias no ItechNews .