Com o lançamento de Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles que é a aposta do Brasil no Oscar 2025, a atriz Fernanda Torres ganhou projeção internacional e vem tendo boa parte de sua carreira revisitada por uma nova leva de admiradores.
Considerada uma das atrizes brasileiras mais proeminentes de sua geração, a artista nascida em 1965 esteve em mais de 20 longa-metragens, e, seguindo os passos de sua mãe, a também icônica Fernanda Montenegro, estabeleceu uma sólida carreira nas telonas, além do teatro e da TV.
Para conhecer mais dos trabalhos cinematográficos já feitos pela atriz, o preparou uma lista de 5 filmes com Fernanda Torres, a protagonista de Ainda Estou Aqui. Os títulos estão ordenados de acordo com seu ano de lançamento e disponíveis em plataformas de streaming.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
6. Inocência
Primeiro filme da carreira de Fernanda Torres, feito quando a atriz tinha 16 anos, Inocência é um longa-metragem de drama dirigido por Walter Lima Junior (Menino de Engenho). Lançado em 1983, o título é baseado no livro de mesmo nome de Visconde de Taunay e é considerado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
Ambientado na época do Brasil Império, o longa conta a história de Cirino (Edson Celulari), um médico itinerante chamado para tratar de uma jovem com malária por quem acaba se apaixonando. Embora seja correspondido, Cirino e Inocência (Fernanda Torres) são impedidos de ficar juntos, já que a garota foi prometida pelo pai a um rico fazendeiro.
Inocência pode ser assistido no Globoplay
5. Terra Estrangeira
Uma das obras mais importantes do currículo de Fernanda Torres, Terra Estrangeira é um filme luso-brasileiro de 1996 dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas. Também parte da lista da Abraccine, o longa ficou bastante conhecido por sua canção-tema, a música Vapor Barato, interpretada por Gal Costa.
Trama que fala das dificuldades vividas por imigrantes, o título segue os passos de Paco (Fernando Alves Pinto), um jovem que após a morte da mãe, topa entregar um pacote misterioso em troca de uma viagem para Portugal. No país, porém, Paco perde o pacote e, após conhecer a imigrante brasileira Alex (Fernanda Torres) e o contrabandista Miguel (Alexandre Borges), passa a ser perseguido por bandidos.
Terra Estrangeira está disponível na Netflix.
4. O Que É Isso, Companheiro?
Adaptação do livro homônimo escrito por Fernando Gabeira, O Que É Isso, Companheiro? é um filme brasileiro de drama e ação dirigido por Bruno Barreto (Dona Flor e Seus Dois Maridos). Lançado em 1997, o título é baseado em uma história real com diversas licenças ficcionais, e chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
Estrelado por nomes como Pedro Cardoso, Fernanda Torres e Selton Mello, o longa conta a história de alguns dos membros do MR-8 e da Ação Libertadora, movimentos armados que lutaram contra a ditadura militar instaurada em 1964 no Brasil. Como forma de protesto, os grupos encabeçaram uma das maiores ações de guerrilha do período: o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Burke Elbrick, em 1969.
O Que É Isso, Companheiro? faz parte do catálogo do Globoplay, Prime Video e Mubi.
3. Redentor
Drama brasileiro dirigido por Cláudio Torres (irmão de Fernanda Torres), Redentor é um filme de 2004 ambientado na cidade do Rio de Janeiro. Além da irmã, o filme também conta com a mãe e o pai do diretor – Fernanda Montenegro e Fernando Torres –, e possui um enredo bastante aclamado, indicado a nove categorias do Grande Prêmio Cinema Brasil.
Estrelado por Pedro Cardoso, o título gira em torno de Célio Rocha, um jornalista que tem a oportunidade de se vingar de Otávio (Miguel Falabella), herdeiro da construtora que destruiu sua família, ao ser chamado para entrevistar com exclusividade o antigo amigo. Ao atender o chamado, no entanto, Célio envolve-se ele mesmo em um negócio ilegal e começa a ter visões de Deus que o fazem acreditar ter uma missão na Terra.
Redentor pode ser assistido no Globoplay.
2. Saneamento Básico, o Filme
Comédia brasileira indicada ao prêmio Grande Otelo de Melhor Roteiro Original, Saneamento Básico, o Filme é uma produção escrita e dirigida por Jorge Furtado (Ilha das Flores). Lançada em 2007, a história é estrelada por um elenco de peso, que inclui nomes como Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Tonico Pereira.
Ambientado em uma fictícia cidade na Serra Gaúcha, o longa segue os passos de um grupo de moradores locais, que se juntam para pleitear a construção de uma estação de tratamento de esgoto. Como a prefeitura, no entanto, não possui verba para a melhoria, mas R$ 10 mil disponíveis para a produção de um filme, os moradores têm a ideia de usar o valor para realizar a obra como parte de um longa de ficção.
Saneamento Básico, o Filme pode ser visto no Globoplay.
1. Jogo de Cena
Documentário brasileiro dirigido por Eduardo Coutinho (Cabra Marcado Para Morrer), e mais uma obra listada entre os melhores filmes do país segundo a Abraccine, Jogo de Cena é um longa-metragem de 2007. Lançado no Festival do Rio, o filme mistura vida real e dramaturgia e, além de Fernanda Torres, conta com atrizes como Marília Pêra e Andréa Beltrão.
Filmado no Teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro, o documentário gira em torno de 23 mulheres, que após responderem a um anúncio de jornal do diretor foram escolhidas para contarem suas histórias. Poucos meses depois, várias atrizes interpretaram a seu modo essas narrativas, resultando em um interessante jogo de realidade e ficção.
Jogo de Cena está disponível na Netflix.
Boa sessão pipoca!
- Tenha acesso a mais de 1 milhão de livros digitais com o Amazon Kindle Unlimited!
Leia também:
- Ainda Estou Aqui | Novo filme de Walter Salles é indicado ao Leão de Ouro
- Oscar 2024 | Como funciona e quais brasileiros fazem parte da Academia?
- Ainda Estou Aqui: Onde assistir ao filme brasileiro aclamado em Veneza
Leia mais matérias no ItechNews .