A parceria entre a Toyota, uma das principais fabricantes de automóveis do mundo, e a Joby Aviation, empresa originária dos Estados Unidos especializada em aeronaves, começou a render frutos.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Carro voador da Chery já voou 80 quilômetros, diz empresa
  • Jatos e iates de bilionários poluem “uma vida” em poucos segundos
  • Brasil negocia compra de caças italianos para renovar frota da FAB

Em comunicado oficial, as marcas confirmaram que o carro voador desenvolvido em parceria pelas duas fabricantes concluiu, com sucesso, 1º voo teste no Japão e, assim, deu um passo significativo para revolucionar o segmento de táxis aéreos da região.

O voo teve como cenário principal o Monte Fuji, um dos mais belos cartões postais do Japão, e teve como espectadores alguns dos principais executivos das duas marcas, como Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, e JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Nosso primeiro voo marca um marco significativo em nossa jornada para tornar as viagens aéreas limpas uma realidade. Compartilhamos a visão da Toyota para o futuro da mobilidade e estamos honrados por termos tido a oportunidade de apresentar um vislumbre desse futuro por meio de nosso voo no Japão”, avisou Bevirt.

 

Toyota investiu US$ 500 milhões na Joby

A confiança da Toyota em ver os carros voadores construídos em parceria com a empresa dos Estados Unidos dominarem o mercado no futuro é grande. Prova disso foi o investimento de meio bilhão de dólares feito pela companhia japonesa na parceira no último mês de outubro.

“A Toyota está comprometida em aprofundar nossa colaboração com a Joby e continuaremos trabalhando juntos para realizar nossos sonhos compartilhados”, resumiu Hiroki Nakajima, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da marca, também presente ao voo inaugural no Japão.

O carro voador da Toyota e da Joby Aviation que concluiu com sucesso o teste é uma aeronave do tipo eVTOL (de pouso e decolagem vertical), com capacidade para transportar até 5 ocupantes (contando um pioto) e voar em velocidades de até 321 km/h.

Tudo isso com zero emissões operacionais e “uma fração” do ruído produzido por helicópteros. A Joby foi fundada em 2009 e, há quase 7 anos vem trabalhando lado a lado com a Toyota para fornecer soluções de transporte para regiões urbanas e rurais mais limpas e acessíveis.

Leia mais matérias no ItechNews .