A sonda Juno, da NASA, realizou mais um sobrevoo por Júpiter. A nova passagem pelo gigante gasoso rendeu dados que, após o processamento realizado por cientistas cidadãos, proporcionaram imagens espetaculares do maior planeta do Sistema Solar. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Sonda Juno tira foto de Júpiter que parece mostrar rosto nas nuvens
  • Como as fotos do espaço são feitas?

O mais recente perijove (quando a Juno chega ao ponto mais próximo de Júpiter em sua órbita) aconteceu em 23 de outubro. Durante a visita, a sonda passou pelos polos do planeta, observando-os de uma perspectiva única. 

Uma das imagens capturadas durante o sobrevoo da Juno (Imagem: Reprodução/NASA / JPL / SwRI / MSSS / Gerald Eichstädt / Thomas Thomopoulos © cc by)

Os dados coletados durante estas visitas são disponibilizados pela NASA no site da missão, e podem ser acessados por qualquer pessoa interessada. Foi assim que cientistas cidadãos criaram imagens coloridas que destacam diversas estruturas e formas na atmosfera de Júpiter. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Detalhe da atmosfera de Júpiter (Imagem: Reprodução/NASA/JPL/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt/Thomas Thomopoulos)

Aliás, a própria equipe da missão incentiva que os entusiastas da ciência espacial explorem as possibilidades de criação com os dados. “Os tipos de processamento de imagem que adoraríamos ver vão desde o simples corte de uma imagem até o destaque de uma característica atmosférica específica, bem como a adição de seus próprios aprimoramentos de cores, a criação de colagens e a adição de reconstrução avançada de cores”, escreveram no site da Juno.  

Outras imagens capturadas durante o sobrevoo por Júpiter (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Brian Swift © cc by)

A sonda Juno foi lançada em 2011, mas chegou à órbita do gigante gasoso apenas em 2016. Seu nome foi escolhido com inspiração na mitologia romana: nela, o deus Júpiter se escondia com um véu de nuvens — e era só Juno, sua esposa, que conseguia enxergá-lo por trás da camada. 

Nos últimos anos, a Juno mostrou aos cientistas novas informações sobre a água na atmosfera de Júpiter, seu campo magnético e até algumas de suas luas. A NASA estendeu a missão até 2025

Leia mais matérias no ItechNews .