A Sony lançou oficialmente o PlayStation 5 Pro hoje (7) no território brasileiro, com o preço sugerido de R$7 mil. A nova versão do console, além de trazer componentes melhores do que sua contraparte “padrão”, também conta com o upscaling PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR).
- Clique e siga o no WhatsApp
- PS5 Pro vs PS5: confira as diferenças entre as versões dos consoles
- PS5 Pro: o que se sabe sobre a nova versão do PlayStation 5 da Sony
O upscaling PSSR funciona como o NVIDIA DLSS e AMD FSR nos PCs, garantindo uma qualidade visual superior sem comprometer a taxa de quadros. Ou seja, agora será mais simples atingir a resolução 4K e manter o desempenho de 30 FPS ou 60 FPS.
Neste lançamento já existem 56 jogos aprimorados para o PS5 Pro, com mais sendo prometido para os próximos meses. Alan Wake 2, Baldur’s Gate 3, Call of Duty: Black Ops 6, Final Fantasy VII Rebirth, Marvel’s Spider-Man 2 e The Last of Us Part II são alguns que já marcam presença, garantindo novos ajustes na parte gráfica e mais performance.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O poder do PlayStation 5 Pro
Em questão de hardware, o PlayStation 5 Pro chega ao mercado com um processador AMD Zen 2, com 8 núcleos e 16 threads e uma GPU RDNA (geração não especificada), apresentando 60 CUs e alcançando até 16,7 TFLOPs.
Sua memória é de 16 GB GDDR6 e 2 GB DDR5 – garantindo um desempenho ainda mais veloz do console. Outro destaque é o armazenamento do PS5 Pro, que representa o dobro do que é visto no PS5, com 2TB no SSD.
A Sony garante que estes componentes trarão ao PlayStation 5 Pro um salto de 45% de desempenho, em comparação ao que já é visto na versão padrão do PS5.
Mudanças estruturais
O PlayStation 5 Pro também tem algumas diferenças pontuais em relação ao design do videogame padrão. Ele é menor e mais fino em comparação à primeira versão, ocupando um espaço reduzido em seu setup ou na sua sala.
O console também chega com algumas ausências que causaram polêmicas. Ele não terá leitor de disco, exigindo que os usuários comprem ele de forma separada caso queiram fazer seus jogos físicos rodarem na nova plataforma.
Além disso, não há compatibilidade com as capas personalizadas do modelo mais antigo e do “Slim”, assim como não acompanhará o suporte vertical – que também pode ser adquirido separadamente.
Não é uma nova geração
Mesmo com a adição do PSSR e todas estas melhorias, a Sony também aponta que o PlayStation 5 Pro não representa uma “nova geração” do console. De acordo com a companhia, ele continuará fazendo tudo o que a versão comum do videogame já faz.
Ou seja, isso significa que os desenvolvedores continuarão criando títulos para a plataforma PS5, adicionando melhorias para a versão “Pro”. Assim, quem escolher não migrar não ficará para trás em questão do conteúdo.
Onde comprar o PS5 Pro?
O PlayStation 5 Pro pode ser encontrado nas lojas oficiais, como é o caso da Magalu e da KaBuM!. Confira a disponibilidade.
Leia outras matérias do :
- Quando sai o resultado do Enem 2024? Veja o cronograma
- está no Top 3 do Prêmio iBest 2024; veja como votar
- WhatsApp vai deixar escolher a cor principal do app no Android, revela site
Leia mais matérias no ItechNews .