Quem viu a Saga do Infinito no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) acompanhou a jornada de Thanos em busca de seis gemas poderosas, que, combinadas na Manopla do Infinito, tornava o desejo de seu detentor em uma realidade. A adaptação deixou os leitores um pouco confusos, já que certas coisas mudaram; e mesmo os espectadores até hoje não entendem completamente como o artefato funciona.

Eis que, depois de mais de 33 anos do lançamento da saga Desafio Infinito, de 1991, a Marvel Comics finalmente detalha como as Joias do Infinito funcionam, e, principalmente, a razão de a Manopla do Infinito ser necessária.

Atualmente, as Joias do Infinito estão em posse de diversos personagens, que, juntos, são a Guarda do Infinito (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Em Desafio Infinito, Thanos coleta as Joias do Infinito, colocando-as em uma manopla dourada que lhe dá o controle dos blocos de construção da realidade, com poder supremo sobre as forças fundamentais do Tempo, Espaço, Realidade, Poder, Mente e Alma. Até certo ponto dos quadrinhos, a própria Manopla do Infinito era uma artefato que apenas mantinha as gemas juntas. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Já no MCU, a Manopla do Infinito ganhou um status de raridade ao se tornar um poderoso artefato forjado pelos Anões de Nidavellir para aproveitar o imenso poder das Joias do Infinto. Mas a questão continuava: se as gemas por si só são tão poderosas, por que elas precisam ser colocadas em uma manopla?

Marvel finalmente explica a utilidade da Manopla do Infinito

Bem, muita gente já deduzia que a Manopla do Infinito ajuda os usuários a utilizar mais de uma ou todas as Joias do Infinito ao mesmo tempo. Contudo, a explicação mais detalhada veio agora, com The Avengers Annual #1, lançado recentemente.

Na edição, Thanos luta contra a nova Guarda do Infinito, um novo supergrupo de pessoas que se juntam sem muito organização para defender as Joias do Infinito que as escolheram. E, durante esse conflito, o Titã Louco expõe o que a Manopla do Infinito realmente faz: ela é usada para forjar as gemas em um circuito perfeito, desbloqueando toda a extensão de seus poderes. 

Cada uma das Joias aprimora a outra, e elas se tornam mais poderosas quando próximas, mas é somente quando elas se tornam “uma” por meio de algum tipo de alojamento que elas são onipotentes.

Thanos explica que a Manopla do Infinito é que permite às Joias do Infinito funcionarem como um “circuito completo” (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Embora essa seja uma caracterização nova, a ideia lembra um pouco o que o esquecido crossover Ultraforce/Vingadores já havia mencionado em 1995. Na época, a trama revelou que as Joias do Infinito eram originalmente parte de um único ser cósmico que, sofrendo intensa solidão, sacrificou-se para criar o universo, dividindo-se em várias partes.

A nova explicação de Thanos faz parte de regras mais claras que a Marvel Comics vem trazendo para as Joias do Infinito, que voltaram a ser destaque nas HQs de Guerras Infinitas, de 2018 — o curioso é que essa história em quadrinhos foi lançada justamente no final da Saga do Infinito do MCU, no mesmo ao de Vingadores Guerra Infinita.

Atualmente, as Joias do Infinito estão com os personagens:

  • Realidade: Estrela, inimiga da Capitã Marvel e membro dos Thunderbolts;
  • Espaço: Quantum, inimigo do Homem-Aranha e do Homem de Ferro;
  • Mente: Coleen Wing, uma das Filhas do Dragão e aliada do Punho de Ferro;
  • Alma: Multitude, novo personagem com poderes de criação de construtos;
  • Tempo: Overtime, uma nova figura chamada Hector Bautista;
  • Poder: Apex, mercenário aliado dos Guardiões da Galáxia;
  • Morte: Phil Coulson, agente da SHIELD.

Note que agora há uma nova Joia do Infinito, a Joia da Morte, criada por Thanos recentemente. As novas “regras” impostas pelas Marvel também diminuíram consideravelmente o poder de cada gema separadamente, garantindo aos seus usuários distorções limitadas da realidade. Então, a explicação do Titã Louco agora deixa claro que elas só podem ser usadas como antes, e em seu completo potencial, quando reunidas na Manopla do Infinito.

  • Tenha acesso a mais de 1 milhão de livros digitais com o Amazon Kindle Unlimited!

Leia mais:

  • Membro mais poderoso dos X-Men prova que consegue surrar Thanos sozinho
  • Marvel confirma oficialmente que “Teoria do Bumbum de Thanos” no MCU é possível
  • Por que Thanos virou um jeca rural depois de usar a Manopla do Infinito?

Leia mais matérias no ItechNews .