O presidente da Sony Interactive Entertainment, Hiroki Totoki, revelou nesta sexta-feira (8) o que aprenderam com o lançamento de Concord – multiplayer que teve seus servidores desativados e vendas canceladas em apenas 11 dias.
- Clique e siga o no WhatsApp
- 10 jogos que floparam no lançamento
- PlayStation 5 totaliza 65,6 milhões de unidades vendidas
Totoki afirma que ainda estão aprendendo sobre como lidar com jogos como serviço, mas que passaram a compreender melhor sobre este mercado e seu público.
“Atualmente ainda estamos em processo de aprendizagem. E basicamente, principalmente com novas propriedades, não sabemos o resultado que elas terão até realmente tentar”, diz o executivo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para a Sony, alguns erros foram cometidos durante o processo e eles já identificaram onde falharam com Concord.
“Para nós, em nossa reflexão, provavelmente precisávamos de muito mais, inclusive testes com usuários e uma avaliação interna, além de um tempo hábil para trabalhar cada um. Nós precisávamos trazê-los para frente e devíamos ter feito isso muito mais cedo do que fizemos”, informa Totoki.
Hiroki Totoki acredita que a data de lançamento de Concord não foi um dos principais problemas do jogo, revelando que há todo um estudo da Sony antes de divulgar e trazer seus títulos ao público.
“Em nossos próprios jogos e em títulos de parceiros, nós temos muitas janelas para trabalhar. Nós queremos estar aptos para selecionar a certa e otimizada, para que possa disponibilizar eles em nossa própria plataforma sem canibalização, assim maximizando o seu desempenho em termos de lançamento”.
Sony compara Concord com Helldivers 2
O vice-presidente da divisão financeira e de relação com investidores da Sony, Sadahiko Hayakawa, compara o desempenho de Concord e Helldivers 2 – afirmando que ambos serviram de grande aprendizado dentro da companhia.
“Lançamos dois jogos como serviço em 2024. Helldivers 2 foi um grande sucesso. Concord acabou sendo cancelado. Ganhamos muita experiência e aprendemos com ambos”, revela Hayakawa.
O executivo também garante que a Sony vai compartilhar tudo com os demais desenvolvedores que trabalham em jogos internos, para que novos erros sejam evitados futuramente.
“Queremos dividir as lições que aprendemos dos nossos sucessos e falhas com os nossos estúdios, inclusive nas áreas de gerenciamento de desenvolvimento de títulos assim como no processo de adicionar continuamente conteúdo expansivo e como escalar o serviço após o lançamento, reforçando nosso sistema de gerenciamento de desenvolvimento”.
Leia outras matérias do :
- Novo celular da Realme rodará Freefire e Genshin Impact a 120 fps
- está no Top 3 do Prêmio iBest 2024; veja como votar
- X-Men sugerem uma terceira espécie entre humanos e mutantes
Leia mais matérias no ItechNews .