O trailer de Thunderbolts*, novo filme da Marvel que coloca anti-heróis e vilões em um mesmo supergrupo, foi lançado na última semana durante a D23 Brasil e trouxe algumas novidades consigo.

Nele, podemos ver a formação da equipe comandada pela Condessa Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus): a nova Viúva Negra (Florence Pugh), o Guardião Vermelho (David Harbour), o Soldado Invernal (Sebastian Stan), o Agente Americano (Wyatt Russell), a Fantasma (Hannah John-Kamen), a Treinadora (Olga Kurylenko) e o Sentinela (Lewis Pullman).

 

Com exceção de Bob, todos os outros personagens já são conhecidos no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, em inglês). De formas diferentes, cada um dos personagens esteve no lado vilanesco do universo Marvel na última década.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A peça promocional foca na dinâmica disfuncional da equipe e nos arrependimentos e erros que cada um dos membros carrega consigo.

Os fãs dos Thunderbolts nos quadrinhos, no entanto, não devem esperar grande fidelidade do supergrupo cinematográfico com sua versão original.

Ao menos, é o que indica o primeiro trailer e todo o material de divulgação lançado até então.

O separou as quatro maiores diferenças entre os Thunderbolts dos quadrinhos e do cinema. Confira:

A origem

Barão Zemo
Nos quadrinhos, Barão Zemo é o idealizador dos Thunderbolts. (Imagem: Reprodução/Marvel)

A primeira grande diferença que salta aos olhos de quem conhece a história dos Thunderbolts nos quadrinhos é a ausência de Barão Zemo no filme.

Nas HQs, o vilão é o responsável por criar a equipe e, por mais que não esteja presente ao longo de toda a existência do grupo, é uma das peças fundamentais de sua história.

O seu papel, no entanto, parece ter sido substituído pela Condessa Valentina Allegra de Fontaine. A personagem de Julia Louis-Dreyfus é quem reúne a equipe de malfeitores e quem parece estar dando as ordens.

A missão

Os Thunderbolts já tiveram diferentes missões ao longo de sua história, mas uma coisa costuma se manter intacta: eles são vilões se passando por heróis.

Na origem do grupo, Barão Zemo aproveitou um vácuo de poder criado pela ausência de super-heróis e enganou o povo americano com sua nova equipe — vendendo seus vilões como justiceiros.

No MCU, esse não parece ser o caso. Ao menos, não no começo do filme. Os Thunderbolts do cinema parecem ter sido recrutados como uma espécie de esquadrão suicida e não aparentam fingir ser super-heróis ou ter alguma relação com o público.

A formação

Ao longo das últimas décadas, os Thunderbolts já tiveram inúmeros membros diferentes. (Imagem: Reprodução/Marvel)

É bem verdade que quase todos os membros da versão cinematográfica do supergrupo já fizeram parte dos Thunderbolts nas HQs, mas os personagens do MCU nunca integraram a equipe dos quadrinhos de forma simultânea.

Nas HQs, os Thunderbolts já tiveram inúmeras formações e quase todos os anti-heróis e vilões da Marvel já fizeram parte do grupo em algum momento da história. Nomes como Hulk Vermelho, Luke Cage, Gavião Arqueiro, Deadpool, Venom, entre outros, já participaram da equipe.

No MCU, a decisão parece ter sido selecionar os personagens que têm relação com a equipe dos quadrinhos e que já haviam sido apresentados no cinema. Dessa forma, o MCU criou uma formação própria para seu super grupo de desajustados.

O nome

Os Thunderbolts
O longa do MCU conta com alguns dos vilões e anti-heróis mais importantes da Marvel no cinema. (Imagem: Divulgação/Marvel)

Uma das coisas que mais chamou a atenção na divulgação do novo longa da Marvel foi o asterisco presente ao final do título. Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, já afirmou que tal detalhe será explicado no futuro, mas não ofereceu nenhum tipo de informação sobre o símbolo.

Na internet, os fãs já criaram inúmeras teorias que vão de uma simples explicação dentro do longa a um possível novo título para o filme.

Quem é mais pé no chão acredita que o asterisco será uma espécie de piada dentro do próprio longa — talvez o público confunda os Thunderbolts com os Vingadores, por exemplo, e os vilões tenham que relembrar quem são ao longo do filme.

Outras teorias, no entanto, indicam que o filme está criando um outro grupo de superpoderosos: os Vingadores Sombrios. As histórias dos dois grupos se confundem: ambos são equipes compostas por vilões e anti-heróis que se fingem de bons moços.

Dessa forma, o asterisco no título poderia indicar que o nome do grupo será alterado ao longo do filme. É importante ressaltar que, no próprio trailer, os membros da equipe discutem a qualidade do nome Thunderbolts e não parecem concordar com a nomenclatura.

Thunderbolts* chega aos cinemas em 2 de maio de 2025.

Leia mais:

  • D23 Expo: O que os fãs acharam da 1ª vez do evento da Disney no Brasil
  • Kevin Feige revela detalhes sobre a chegada oficial dos X-Men ao MCU
  • Marvel finalmente revela quando o Homem-Aranha Miles Morales chega ao MCU

Leia mais matérias no ItechNews .