A NVIDIA está apostando alto na nova geração de GPUs Blackwell para o mercado de inteligência artificial. Em evento fechado para a imprensa que o participou, a companhia afirmou que os novos chips entregam 2,2x mais performance em Llama 2 70B e o dobro de desempenho em GPT-3 175B em relação às GPUs Hopper.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Meta usa mais de 100 mil GPUs NVIDIA H100 para treinar Llama 4
  • NVIDIA assume culpa por problemas na fabricação de chips Blackwell

A nova arquitetura torna o uso dos Núcleos Tensores (Tensor Cores) – introduzidos com a arquitetura Volta em 2017 e nas RTX 20 para o público consumidor – mais eficientes, além de largura de banda maior e mais rápida com memórias HBM3e, sendo possível alcançar maior desempenho por GPU.

Como exemplo dessa evolução, a NVIDIA revelou que somente 64 GPUs Blackwell foram necessárias para alcançar o nível de desempenho entregue por 256 GPUs Hopper. Ou seja, a nova geração precisou de 4x menos GPUs, o que mostra a evolução geracional da arquitetura.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Os resultados do treinamento das GPUs Blackwell seguem um envio anterior para o MLPerf Inference 4.1, no qual Blackwell forneceu até 4 vezes mais desempenho de inferência LLM em comparação com a geração Hopper. Aproveitando a precisão FP4 da arquitetura Blackwell, juntamente com o Sistema de Quantização NVIDIA QUASAR, a apresentação revelou um desempenho poderoso ao mesmo tempo em que atendia aos requisitos de precisão do benchmark”.

 

Evolução da GPUs Hopper e o futuro da NVIDIA no segmento

Além da evolução com a nova geração, a empresa revelou ainda que as GPUs Hopper continuam sendo otimizadas. Graças a isso, foi possível melhorar o desempenho delas em mais de 3x em GPT-3 175B desde o ano passado. Em Llama 2, a NVIDIA conseguiu extrair 26% de melhoria com essas GPUs.

A fabricante prometeu ainda a série Blackwell Ultra, com mais memória e largura de banda aprimorada, para 2025. Além disso, a próxima geração, Rubin, é esperada para depois de 2026 já com HBM4.

No anúncio, a NVIDIA revelou também que empresas como ASUS, Dell, Lenovo, Microsoft Azure, Cisco, Fujitsu, entre outras, são algumas das parceiras com as novas GPUs Blackwell. A data de lançamento da nova geração ainda não foi revelada, mas é esperada ainda para este ano.

Leia mais:

  • Nintendo terá livro e documentário contando sua história no Brasil
  • Lexar lança SSD Go Portable com Hub voltado para smartphones
  • AMD registra alta de 15% no mercado de CPUs enquanto Intel encolhe 3%

Leia mais matérias no ItechNews .