A sonda Juno da NASA capturou imagens da atmosfera de Júpiter e da lua Amalteia, revelando tempestades e detalhes inéditos. Os dados ajudarão a aprofundar o conhecimento sobre o gigante gasoso durante a fase final de missão.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Júpiter | O maior planeta do Sistema Solar
  • Quantas luas tem Júpiter?

Os registros mostram tempestades dinâmicas em Júpiter, seus vórtices complexos e padrões atmosféricos. Nos polos, áreas como as regiões filamentosas dobradas mostram como a atmosfera do planeta pode ser turbulenta.

A espaçonave também capturou imagens raras de Amalthea, uma pequena lua jupiteriana com forma irregular que lembra uma batata. O objeto tem um raio de 83 km e sua órbita é próxima do planeta, dentro do sistema de anéis jovianos. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Júpiter fotografado pela sonda Juno em seu 66º sobrevoo (Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Brian Swift)
Foto de Amalthea, uma pequena lua de formato irregular (Imagem: Reprodução/NASA/JPL/SwRI/MSSS/Gerald Eichstädt)

Com as novas imagens, os cientistas poderão investigar a história geológica de Amalthea, incluindo os impactos frequentes de pequenos asteroides. O estudo de luas como essa ajuda a entender a diversidade dos satélites de Júpiter e o comportamento de seu sistema de anéis.

As imagens capturadas pela Juno não são coloridas originalmente, mas formadas a partir de uma sequência de fotos com diferentes filtros. Os resultados finais que vemos são aprimorados por cientistas cidadãos, que realçam os detalhes e tornam as imagens visualmente mais atraentes.

Leia mais matérias no ItechNews .