O provedor britânico Virgin Media O2 teve uma ideia que pode impedir ou ao menos diminuir possíveis golpes por telefone. Nesta quinta-feira (4), a empresa britânica anunciou que criou a Daisy, um bot de Inteligência Artificial (IA) que assume a personalidade de uma simpática e orgulhosa vovó que tenta enrolar golpistas em ligações telefônicas o máximo de tempo possível.

De acordo com a companhia, Daisy é programada para enganar os criminosos contando histórias falsas, mas muito detalhadas, sobre sua vida e família. A IA, construída pela empresa em parceria com o youtuber Jim Browning – famoso nas redes exatamente por seu trabalho de exposição de fraudes telefônicas –, desenvolve longas conversas com o golpista, confundindo-o com histórias inventadas sobre si e suas informações bancárias.

Ainda segundo a O2, Daisy chegou a fazer com que os criminosos ficassem por até 40 minutos ao telefone, o que em termos práticos significa também 40 minutos a menos do seu dia aplicando golpes em outras pessoas.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Embora a ideia não seja completamente nova no mercado, com bots parecidos já tendo surgido, o serviço da O2 é um dos primeiros que utiliza uma persona específica para tentar tapear os fraudadores.

 

Afinal, de acordo com um estudo realizado em junho no Reino Unido, a maioria dos criminosos visa exatamente aposentados com mais de 75 anos. Algo bastante parecido com a realidade brasileira, em que idosos são o maior alvo de violência patrimonial, de acordo o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania.

Daisy fala com fraudadores 24 horas por dia

Para utilizar o serviço da Virgin Media O2, basta que o cidadão britânico encaminhe chamadas ou mensagens de texto suspeitas para o número 7726, conectando Daisy aos golpistas. O serviço fica disponível 24 horas por dia e não necessita de nenhuma contribuição de seus criadores para funcionar.

Segundo a empresa, a ideia de não permitir que o público em geral tenha contato com a ferramenta está ligada à própria programação da IA, criada para interagir exclusivamente com fraudadores. Caso precisem otimizá-la para outros tipos de contatos, a mudança exigirá uma enorme quantidade de poder de computação, algo ainda inviável para o programa.

Embora restrita até o momento ao Reino Unido, Daisy e outros serviços de bots como esse já são uma realidade no mercado, podendo logo chegar ao Brasil.

O país, vale lembrar, vive uma epidemia de golpes digitais, tendo registrado, de acordo com informações do Datafolha coletadas entre agosto de 2023 e agosto de 2024, quase 4.700 tentativas de fraudes por hora seja em aplicativos de mensagem ou em ligações telefônicas.

Fonte: Mashable

Leia mais matérias no ItechNews .