Ao contrário da AMD, a Intel não pretende acrescentar a tecnologia de 3D V-Cache em seus processadores desktop. A justificativa da companhia é que poucos usuários realmente usam suas CPUs para gaming atualmente – não viabilizando uma linha que mire neste mercado.
- Clique e siga o no WhatsApp
- AMD registra alta de 15% no mercado de CPUs enquanto Intel encolhe 3%
- Intel admite que lançamento dos Core Ultra 200 não foi como planejado
Em entrevista para o canal de YouTube “der8auer”, o gerente de comunicações para tecnologia da empresa, Florian Maislinger, revelou que esta não é a prioridade para o uso deste recurso dentro dos laboratórios e fábricas deles.
“Para nós, gaming não é um mercado em massa extremamente grande. Vocês precisam ver que vendemos muitas CPUs que não necessariamente são utilizadas para jogos. Nós ainda temos esta tecnologia. No próximo ano terá um processador (Clearwater Forest) que pela primeira vez terá um bloco de cache, mas não será desktop”, revela Mainslinger.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A CPU Clearwater Forest da Intel
O processador Intel “Clearwater Forest”, produzido para servidores, conterá as principais tecnologias da fabricante: Forevos Direct 3D, RibbonFET, PowerVia, EMIB 3.5D e também o 3D V-Cache – que a companhia chama de “Local Cache”.
Esta CPU da linha Xeon será a primeira fabricada em processo 18A, além de possivelmente trocar os núcleos Skymont (presentes nos processadores Lunar Lake e Arrow Lake) pelos Atom Darkmont.
Como o nome já diz, o componente usará três blocos ativos em sua base. Cada um com quatro chiplets de CPU para 12 processadores – conectados via Hybrid Bonding (Forevos 3D Direct). Na margem, dois chiplets I/O, que estarão conectados na CPU através do EMIB 3.5D. É esperado que, no total, cada processador tenha 300 bilhões de transistores.
A Intel levará a SRAM no bloco “Base” (Local Cache), fazendo com que o cache fique localizado abaixo dos chiplets de processador – que agora conterá apenas os núcleos das CPUs. A abordagem deles será diferente do que vemos com o X3D da AMD, já que os chiplets de CPU serão mutuamente dependentes do bloco “Base”.
A Intel não fará o mesmo que a AMD, mas sim o inverso
Enquanto a Intel afirma que não trará o 3D V-Cache para seus processadores desktop – tentando evitar uma replicação da estratégia da AMD – o mesmo não pode ser dito de sua rival no mercado de CPUs.
A AMD já afirmou que estuda uma forma de introduzir a tecnologia em seus processadores Threadripper – seguindo os passos da concorrente, que apresentará o Xeon “Clearwater Forest” com o “Local Cache”.
Leia outras matérias do :
- está no Top 3 do Prêmio iBest 2024; veja como votar
- TecToy anuncia pré-venda do console portátil Zeenix Lite
- Com 65% do mercado de CPUs gamer no Brasil, AMD revela segredo do sucesso
Leia mais matérias no ItechNews .