A Blue Origin, empresa espacial fundada pelo bilionário Jeff Bezos, continua os preparativos para o lançamento inaugural do seu foguete New Glenn. Na terça (12), a companhia publicou no X/Twitter uma foto que mostra os dois estágios do foguete sendo combinados pela primeira vez nas instalações próximas do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA).
- Clique e siga o no WhatsApp
- Starship e New Glenn: saiba tudo sobre os novos foguetes da SpaceX e Blue Origin
- Blue Origin está mudando o projeto do foguete New Glenn para competir com SpaceX
“GS-1 encontra o GS-2”, escreveram os oficiais da empresa na publicação. Como os nomes indicam, o GS-1 e o GS-2 são o primeiro e segundo estágio do foguete, respectivamente. O primeiro estágio é reutilizável, e junto do segundo, ele forma um foguete com 82 m de altura — para comparação, os Falcon 9, da SpaceX, medem de 63 m a 70 m, dependendo da carga útil.
GS-1 meets GS-2 🤝🚀
We’ve mated #NewGlenn’s first and second stages. pic.twitter.com/f1yfaygsn4–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–— Blue Origin (@blueorigin) November 12, 2024
A próxima etapa nos testes e desenvolvimento do New Glenn inclui a chamada ignição estática. Trata-se de um procedimento em que os motores do primeiro estágio são acionados por algum segundo, mas o foguete permanece no solo.
O primeiro lançamento do New Glenn estava programado para outubro, mas foi adiado para novembro. Quando acontecer, o veículo vai lançar a Blue Ring, plataforma da Blue Origin que pode servir como transporte espacial ou como módulos de serviços para outras espaçonaves serem lançadas ou permanecerem acopladas a ela.
Segundo a empresa, a plataforma tem capacidade sem precedentes para “manobrar facilmente em órbitas múltiplas”. Assim, a espaçonave tem sido divulgada como uma opção para clientes comerciais e governamentais, com sua capacidade de armazenamento e processamento de dados.
Leia mais matérias no ItechNews .