O Peugeot 2008 2025 é a prova de que o antigo preconceito do consumidor brasileiro com carros de origem francesa não tem mais qualquer razão de ser. O SUV turbo compacto mostrou, durante os testes com o CT Auto para o , que a marca está de volta ao jogo.
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- 5 pontos positivos e 2 negativos da nova geração do Peugeot 2008
O motor Turbo 200 da Stellantis sob o capô, que também equipa modelos da Fiat e da Citroën, gera até 130 cv de potência e 20,4 kgf/m de torque, pode não ser tão impressionante quanto o 1.6 turbo THP de gerações anteriores, mas “casou bem” com o câmbio CVT com simulação de 7 marchas do renovado modelo e, sem dúvida, é uma das maiores atrações do conjunto.
O design ficou mais agressivo que o da geração anterior e também é um dos pontos altos do Peugeot 2008 2025. O SUV tem linhas musculosas, mas equilibradas e proporcionais. Além disso, o carro trouxe para o Brasil a identidade visual usada pela marca na Europa, mais moderna e imponente.
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Confira a seguir o review completo a respeito do Peugeot 2008 em sua versão topo de linha, a GT, e entenda o porquê o carro tem tudo para colocar um ponto final em quem ainda torce o nariz para modelos franceses.
Prós
- Design
- Posição de dirigir
- Comportamento dinâmico
- Desempenho
- Isolamento acústico
Contras
- Espaço traseiro
- Ausência de retrovisor fotocrômico
- Não tem ACC (piloto automático adaptativo)
Conectividade, tecnologia e segurança
O pacote de conectividade, tecnologia e segurança da nova geração do Peugeot 2008 é compatível com o que os consumidores desse segmento, cada vez mais exigentes, vêm pedindo. O destaque fica para o i-Cockpit 3D, painel de instrumentos digital de 10 polegadas, oferecido somente na versão GT, como a testada pelo CT Auto.
A multimídia de 10,3 polegadas é integrada ao painel, personalizável, intuitiva e bastante sensível ao toque, além de oferecer espelhamento sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. Todas as versões, desde a mais básica, contam com 6 alto-falantes e 4 entradas USB. O carregador wireless para smartphone só não está na versão de entrada, a Active.
O Peugeot 2008 conta com 4 airbags de fábrica em suas versões mais básicas — Active e Allure — e seis nas chamadas topo de linha (GT e a elétrica, e-2008). No caso da variante testada pelo CT Auto, o modelo veio equipado com dois airbags dianteiros, dois laterais e dois de cortina.
O pacote conta ainda com outros itens importantes voltados tanto para a segurança quanto para o auxílio à condução do motorista. São eles:
- Alerta de Ponto Cego e Colisão
- Frenagem de emergência
- Auxílio de Farol Alto
- Reconhecimento Automático de Sinalização de Velocidade
- Detector de Fadiga
- Alerta e Correção de Permanência em Faixa
Faltou, porém, um item que é bastante comum em rivais da mesma categoria, mas que a Peugeot optou por disponibilizar somente na variante elétrica do 2008: o piloto automático adaptativo (ACC).
Conforto e Experiência de uso
O Peugeot 2008 GT tem na experiência de uso a grande arma para virar a chave da montadora francesa na cabeça dos consumidores brasileiros. Sem exagero, o SUV compacto é um dos carros com melhor dirigibilidade à venda atualmente no mercado verde-amarelo.
O motor Turbo 200 (1.0 três cilindros), que é produzido pela Fiat e entrega 130 cv de potência e 20,4 kgf/m de torque nas mãos do motorista, foi a escolha perfeita da Stellantis para, junto com o câmbio automático CVT que simula 7 marchas, fazer o Peugeot 2008 cair no gosto dos brasileiros.
Potência, no entanto, não adianta nada se o carro não for equilibrado, mas isso não é problema para o SUV francês. O Peugeot 2008 GT tem um comportamento dinâmico excelente, com pouca rolagem de carroceria nas curvas. A direção é direta e responde rapidamente aos menores comandos, e o controle de estabilidade age da forma como deveria. Ou seja: o carro é delicioso de dirigir.
A posição de dirigir também é bem confortável, assim como os bancos com revestimento sintético premium, embora a entrada no carro seja um pouco ruim para quem tem estatura mais elevada, justamente pela altura do assoalho. Um detalhe pequeno diante de tudo de bom que o crossover oferece.
“A nova geração do Peugeot 2008 é um game changer na história da Peugeot no Brasil. O SUV compacto merece um lugar melhor no ranking e, certamente, não vai demorar para conquistar.”
Design e acabamento
O design é outro ponto alto da nova geração do Peugeot 2008. Não dá para negar que o carro ficou muito bonito, tanto “indo” quanto “vindo”. A nova identidade visual, importada dos modelos europeus, tem na grade frontal, no conjunto óptico, todo com luzes em LED, e no novo logo da marca os destaques.
Na parte traseira, as lanternas mais finas, interligadas por uma barra preta, dão o charme que, para muitos, faltava na geração anterior do crossover francês. Isso sem falar nos vincos no capô e nas linhas robustas das laterais, além, claro, das rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 215/60, perfeitas para dar estabilidade ao 2008.
Por dentro, o interior escurecido dá a sofisticação que o mercado de SUVs exige. Na versão GT, como a testada pelo CT Auto, há tapetes bordados, pedais esportivos, soleira em alumínio e volante Sport Drive, mais compacto e com pegada confortável.
Um ponto interessante da nova geração do Peugeot 2008 é a presença de um conjunto de botões touch posicionado abaixo das saídas de ar. Por meio deles é possível voltar para a Home da multimídia, controlar a climatização e acionar o pisca-alerta. Bola dentro da marca francesa, pois ajuda também no quesito segurança (quem já sofreu procurando comandos dentro da multimídia sabe do que estou falando).
Concorrentes
Os principais concorrentes do Peugeot 2008 no Brasil são, além do Pulse e do Fastback, que também fazem parte da família Stellantis, o Chevrolet Tracker, o Nissan Kicks, o Volkswagen T-Cross e o novo Hyundai Creta, todos, por enquanto, ainda melhores posicionados que o SUV francês no ranking dos SUVs mais vendidos.
Exceção feita ao T-Cross e ao Creta, que têm preços a partir de R$ 160 mil, os demais rivais do Peugeot 2008 flutuam na mesma faixa de valores, na casa de R$ 110 mil a R$ 120 mil. A diferença está no tamanho (o francês é um pouco menor que os mais caros) e no que cada um entrega em termos de equipamentos.
“Design, conjunto mecânico, dirigibilidade. É difícil dizer o que é melhor na nova geração do Peugeot 2008 GT. Nós, do CT Auto, testamos e aprovamos o SUV francês.”
Peugeot 2008 GT: Vale a pena?
Se você está procurando por um SUV estiloso, bem equipado, com bom motor e excelente dirigibilidade, sem dúvida o Peugeot 2008 é uma boa escolha, especialmente se optar pela versão GT, topo de gama.
Além do preço, bastante atraente pelo pacote que o carro entrega, o SUV francês reúne praticamente tudo o que o cliente que gosta do segmento procura. Confira, então, os preços de toda a gama do Peugeot 2008 no Brasil em novembro de 2024 — todas com o motor turbo T200 sob o capô.
- Active: a partir de R$ 124.990
- Allure: a partir de R$ 134.990
- GT: a partir de R$ 154.990
*O Peugeot 2008 GT utilizado para a confecção desse review foi gentilmente emprestado ao CT Auto, do , pela Stellantis South America.
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