O Digital Foundry organizou diversos testes com o PS5 Pro, mostrando um aumento significativo de desempenho do novo console com um leve crescimento do consumo energético. Ou seja, o novo console também chama a atenção por apresentar desempenho superior com uma alta eficiência energética.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • PS5 Pro x PlayStation 5 | Veja o que muda entre as versões
  • PlayStation 5 Pro estreia no Brasil custando R$ 7 mil

Com Elden Ring no “Modo Qualidade”, o PlayStation 5 Pro atingiu entre 228W e 230W, enquanto seu desempenho se mostrava constantemente acima dos 50 FPS. Levando em consideração que o jogo não tem aprimoramento para o videogame, é um aumento de 30% a 35% com um consumo energético 5,5% maior do que visto no PlayStation 5 “Base”. 

Nas mesmas condições do PS5 Pro, o console padrão tem consumo entre 215W e 218W. A taxa de quadros de Elden Ring costuma ficar entre os 40 FPS, mas pode cair para 30 FPS em algumas ocasiões.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Resultados similares foram constatados pelo Digital Foundry em Marvel’s Spider-Man 2 – com um consumo de mais de 230W no PS5 Pro, em comparação aos 200W a 216W vistos no console base. O único título que trouxe um aumento expressivo no consumo de energia foi F1 2024, chegando à marca de 240W no “Modo Qualidade”. 

O consumo energético acima do modelo base já era esperado, já que o novo console tem uma GPU mais poderosa, faz uso da tecnologia PSSR e seu processador tem clock 10% maior. Porém, o videogame supera as expectativas ao se manter com uma boa eficiência energética. 

 

Na prática, o PS5 Pro apresenta um consumo próximo ao que foi visto no PlayStation 5 Slim. Ou seja, se você já tinha um videogame deste modelo, poderá aproveitar um maior desempenho sem um impacto significativo em sua conta de luz. 

Vendas do PS5 Pro

Ainda que a Sony e analistas não tenham revelado quantas unidades do PS5 Pro foram vendidas, já existem indícios de que ele teve um início forte no mercado. Mat Piscatella, do grupo de pesquisas Circana, revelou que suas vendas nos EUA estão positivas e similares ao que foi visto no PlayStation 4 Pro em 2016.

É importante notar que informações mais precisas devem surgir nas próximas semanas, porém um fato que chama a atenção é que a própria Sony afirma que o preço elevado do videogame não impactou o volume de vendas. No Brasil, o PlayStation 5 Pro é vendido por R$ 6.999.

Leia mais matérias no ItechNews .