air fryer já é consagrada como a queridinha da cozinha, já que oferece tanta praticidade — e ainda promete ser menos prejudicial do que a fritura no óleo. Mas será que a comida feita na air fryer faz mal? Separamos tudo o que sabemos (até agora).

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Comer os alimentos certos pode ajudar a viver mais
  • Ultraprocessados representam riscos para saúde mental e física

O alerta do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) é para que o cozimento seja adequado. Seguindo essa linha de raciocínio, o principal alimento a se evitar é o frango cru.

Como você talvez já saiba, o frango cru faz mal para a saúde, porque pode estar contaminado por germes, como Campylobacter, Salmonella ou Clostridium perfringens.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A air fryer funciona com circulação de ar quente aquecendo rapidamente os alimentos, então o frango pode parecer perfeito por fora e estar mal cozido no centro.

“Para produtos de peito de frango cru e recheado empanado, não cozinhe na air fryer. Siga sempre as instruções de cozimento do fabricante”, diz a entidade.

Dicas para a comida feita na air fryer

Para garantir que a comida feita na air fryer não vai fazer mal, as orientações do USDA envolvem sempre lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos antes e depois de preparar alimentos. 

Outra dica é não coloque alimentos cozidos no mesmo prato que continha alimentos crus. “Carnes cruas, aves e frutos do mar devem ser mantidos longe de alimentos cozidos ou outros alimentos prontos para consumo para evitar contaminação cruzada. Use tábuas de corte separadas — uma para carne crua e aves e outra para frutas e vegetais”.

O órgão também recomenda ter certeza de não encher demais a air fryer para evitar cozimento irregular e cozimento insuficiente. “Cozinhe todos os alimentos a uma temperatura interna mínima segura e meça com um termômetro de alimentos”, afirma.

Temperatura adequada

De acordo com as diretrizes do órgão norte-americano, a temperatura segura dos alimentos é a seguinte:

  • Peixe: 62,8ºC
  • Carne bovina, suína, de vitela e de cordeiro: 62,8ºC com um tempo de descanso de 3 minutos
  • Carne moída: 71,1ºC
  • Aves: 73,9 ºC

Também é importante prestar atenção no armazenamento e não esquecer sua comida cozida na air fryer. “Sobras de alimentos devem ser refrigeradas em até 2 horas, caso contrário, podem entrar na ‘Zona de Perigo’, onde bactérias de doenças transmitidas por alimentos se multiplicam e podem atingir níveis perigosos”, conclui o USDA.

Instruções de cozimento

Enquanto isso, o órgão australiano Food Safety Information Council pede que os fabricantes de alimentos façam com que as instruções de cozimento sejam acrescentadas em alimentos embalados que possam ser cozidos na air fryer.

“Nossa pesquisa mostra que 44% dos proprietários de air fryer encontram essas instruções na maioria das vezes em alimentos embalados e empanados e a mesma proporção (44%) só encontra instruções ocasionalmente em alimentos empanados. Seria altamente benéfico se os fabricantes listassem as instruções em mais produtos”.

 

Leia mais matérias no ItechNews .