A SpaceX realizou com sucesso o sexto lançamento da Starship, com seus 122 metros de altura, partindo da base Starbase, no sul do Texas, às 19h (horário de Brasília) desta terça-feira (19). 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Copia, mas não faz igual: China revela foguete tipo Starship, da SpaceX
  • SpaceX | Explosão do foguete Starship cria buraco na atmosfera

Apesar da expectativa de repetir o sucesso do último voo, onde o Super Heavy (primeiro estágio do foguete) pousou na torre de lançamento, a SpaceX optou por não tentar a captura desta vez. Assim, a missão foi finalizada com um mergulho controlado no Golfo do México.

O voo foi mais do que um teste de recuperação do primeiro estágio — visava levar o estágio superior da Starship a uma trajetória semiorbital, na mesma trajetória do lançamento anterior. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Desta vez, no entanto, a SpaceX alcançou novos marcos, incluindo a primeira carga útil a bordo: uma banana de pelúcia, usada como indicador de gravidade zero. A nave também reacendeu um de seus motores Raptor após 38 minutos, provando a capacidade de realizar manobras necessárias para reentrar na atmosfera em missões futuras.

 

Outro objetivo era testar alterações no escudo térmico, essenciais para proteger o veículo durante a reentrada. A SpaceX informou que a nave voaria em um ângulo mais alto, testando os limites do controle dos flaps e coletando dados para futuras abordagens de pouso.

A equipe comemorou o sucesso da missão, em especial a resistência do escuro térmico. De acordo com Kate Tice, gerente sênior de engenharia de qualidade da SpaceX, “o fato de que ele sobreviveu durante todo o percurso enquanto voava com um escudo térmico de geração inferior é absolutamente incrível”.

Veja também:

 

Leia mais matérias no ItechNews .