A Starlink, de Elon Musk, pode “perder” parte do domínio que tem sobre o serviço de internet via satélite no Brasil. Isso porque, nesta terça-feira (19), o governo brasileiro assinou um acordo com a SpaceSail, concorrente chinesa do bilionário.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Starlink lança antena de internet portátil perfeita para mochileiros
  • Satélites Starlink estão “bloqueando” nossa visão do Universo

A Starlink tem 200 mil clientes no Brasil e domina a internet via satélite. A empresa de Musk chegou até a ser investigada por monopólio no país. Mas tudo isso pode estar em xeque pelo novo acordo.

A chinesa SpaceSail se concentra na criação de um serviço de internet de alta velocidade por meio de um sistema de satélites de órbita baixa da Terra. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Segundo o memorando, a proposta é fornecer serviços que expandam a oferta de conectividade espacial do Brasil e contribuam para a redução da divisão digital, especialmente em regiões isoladas e territórios rurais menos favorecidos, com previsão de início das operações em 2026.

A SpaceSail também declarou que avalia, inclusive, trazer uma subsidiária ao Brasil para investir e operar comercialmente no país.

SpaceSail

A SpaceSail tem sede em Xangai e atualmente possui 18 satélites. A ideia é lançar cerca de 15 mil deles até 2030. O diferencial da empresa é que os satélites são menores e ficam muito mais próximos que os convencionais (a uma distância de 549 km em relação à superfície terrestre, enquanto os demais ficam a quase 1.000 km).

É justamente essa proximidade que torna a internet da SpaceSail mais rápida, uma vez que o tempo para a transmissão de dados é menor.

Satélites convencionais ficam a quase 1.000 km da superfície da Terra (Imagem: Freepik)

A proposta é funcionar igual a Starlink: o usuário deve instalar uma pequena antena para conseguir acessar a internet.

Visita de Xi Jinping

O acordo acontece no contexto da visita de Xi Jinping (o líder chinês) ao Brasil. Trata-se de uma sequência da visita que o presidente do Brasil fez à China em abril de 2023 e também uma celebração aos 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países. 

O objetivo por trás desse encontro bilateral entre Brasil e China é a ampliação da parceria estratégica e de novos acordos comerciais.

Starlink e Elon Musk

Como você já deve ter acompanhado, a relação de Elon Musk com o Brasil está estremecida. A Starlink teve suas contas bloqueadas no Brasil para garantir o pagamento de multas impostas pelo judiciário brasileiro ao X.

Com o novo acordo, pode ser que a empresa de satélites chinesa conquiste espaço e avance sobre a Starlink.

Leia mais matérias no ItechNews .