A Black Friday vem aí e muitos sites já aproveitam para publicar ofertas durante o mês de novembro. Para garantir uma experiência segura na web, é importante conferir se o site é confiável antes de fazer uma compra — confira algumas dicas do  para evitar dores de cabeça.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • 7 coisas que você deveria evitar na Black Friday
  • Quando é a Black Friday 2024?

1. Procure por avaliações

Antes de adicionar itens ao carrinho, verifique as avaliações recentes sobre a loja para saber se eles entregam produtos no prazo, atendem às reclamações dos clientes e vendem produtos reais.

Reclame Aqui

Caso você não conheça o estabelecimento, vale a pena recorrer ao site Reclame Aqui para descobrir a reputação online dele: a plataforma permite que clientes enviem reclamações sobre problemas no serviço e cria um canal de comunicação para que o próprio e-commerce atenda ao consumidor. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Empresas com um histórico positivo ganham nota alta na plataforma, enquanto aquelas com notas baixas podem ser evitadas antes de uma compra. Siga estes passos para usá-la:

  1. Acesse reclameaqui.com.br;
  2. Procure por uma empresa na busca;
  3. Acesse a página respectiva e veja as avaliações.
    Reclame Aqui concentra dados importantes sobre a reputação de lojas (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/)

Consumidor

Outra opção é o site Consumidor.gov.br, um serviço público que também viabiliza o atendimento entre clientes e lojas. O site pode ser usado para registrar uma reclamação e para conferir a avaliação de uma determinada empresa para resolver todas as queixas:

  1. Acesse consumidor.gov.br;
  2. Digite o nome de uma empresa;
  3. Veja a avaliação média.
    Site também pode ser usado para analisar o atendimento de uma empresa (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/)

Procon-SP

O Procon-SP possui a página “Evite esses sites”, uma lista com lojas que foram notificadas pelo órgão e não responderam. Basta acessar o portal (sistemas.procon.sp.gov.br) e ver se a URL da empresa aparece por lá.

Redes sociais

Por fim, você também pode recorrer às redes sociais e ver o que as pessoas comentam nos perfis oficiais das lojas. No entanto, essa não deve ser a única alternativa no processo, já que algumas podem silenciar ou ocultar comentários em suas publicações.  

2. Verifique se o site é oficial

É muito importante saber identificar um site falso durante a Black Friday: além de correr o risco de pagar por algo e não receber um produto, uma loja fraudulenta ainda pode coletar dados sensíveis, como o seu número de CPF e o cartão de crédito, e usá-los para outros golpes.

Muitos sites imitam a interface de lojas já existentes para aplicar golpes, então a atenção precisa ser redobrada nos mínimos detalhes.

“Se há pouco tempo as mensagens falsas eram facilmente identificáveis pelos erros de português e layout desleixado, hoje elas trazem as cores, logotipos e até a tipologia idênticas às de grandes marcas, a fim de enganar e fazer vítimas” explica o pesquisador da empresa de cibersegurança ESET,  Daniel Barbosa,

Confira estas dicas ao acessar um site suspeito:

  • Verifique se não existem erros de digitação na URL;
  • Confira se o endereço possui o protocolo HTTPS, sinalizado por ícone de cadeado ao lado da URL e que indica uma conexão segura;
  • Evite clicar em links recebidos por e-mail, SMS e WhatsApp;
  • Priorize digitar o endereço da loja diretamente pelo navegador;
  • Verifique se a loja possui selos de autenticidade no rodapé do site;
  • Use um verificador de links.

3. Use um antivírus

Softwares de antivírus podem identificar e bloquear sites de phishing (tipo de golpe que tenta roubar dados do usuário ao se passar por alguma plataforma de confiança). Dessa forma, você pode ganhar uma camada extra de segurança na hora de planejar as compras.

4. Monitore preços e prazos

Descontos muito altos em lojas pouco famosas também podem acender um sinal de alerta. Por isso, compare os preços em diferentes lugares e tome cuidado com ofertas muito abaixo da média do mercado em lugares que você não conhece.

Além disso, vale a pena prestar atenção em prazos de entrega, política de troca e reembolso ou formas de pagamento. Empresas que oferecem poucas opções de compra, como Pix e boleto, podem dificultar um eventual estorno do valor. 

5. Acompanhe o Ofertas

O Ofertas traz os principais descontos em lojas online em qualquer época do ano, recomenda lojas confiáveis e pode ser um grande aliado durante a Black Friday: clique no link e faça parte do canal oficial no WhatsApp para receber atualizações.

Confira outras matérias do :

  • 6 melhores notebooks para comprar até R$ 2.500 na Black Friday
  • Qual iPhone você NÃO deve comprar na Black Friday 2024?
  • Máquina de lavar roupa portátil: 6 opções para comprar na Black Friday 2024

VÍDEO: Como Evitar Golpes na Black Friday

 

Leia mais matérias no ItechNews .