O sucesso de Ainda Estou Aqui, novo filme de Walter Salles, continua a todo vapor. Após bater recordes de bilheteria no Brasil, o longa sonha com uma indicação ao Oscar. A Sony Internacional inscreveu a obra em oito categorias, mas tem um foco maior em três: Melhor Atriz Principal, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme Estrangeiro.
Fernanda Torres, Selton Mello e os produtores da obra estão fazendo campanha nos Estados Unidos para garantir a indicação do longa. Os selecionados serão revelados pela Academia no dia 17 de janeiro de 2025.
O Brasil não é representado no palco mais importante do cinema mundial desde 2020, quando Democracia em Vertigem de Petra Costa concorreu a Melhor Documentário. Ao todo o país disputou a estatueta em onze ocasiões diferentes, mas jamais levou um prêmio para casa.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
É bem verdade que, em alguns casos, brasileiros já foram indicados em produções realizadas por outros países ou co-produziram longas indicados com outras nações.
É o caso de Orfeu Negro — que venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional —, O Beijo da Mulher-Aranha, Diários de Motocicleta, Me Chame Pelo Seu Nome, entre outros. Ary Barroso, Carlos Saldanha, Sérgio Mendes e Carlinhos Brown são alguns dos brasileiros que já foram indicados por obras estrangeiras.
A primeira indicação em nome do Brasil, no entanto, se deu em 1963 com O Pagador de Promessas na categoria Melhor Filme Internacional. 33 anos depois, o país voltou a categoria com O Quatrilho em 1996. Em 1998, foi a vez de O Que é Isso, Companheiro?.
Em 1999, Fernanda Montenegro se tornou a primeira brasileira a ser indicada à categoria de Melhor Atriz Principal. O filme Central do Brasil também foi indicado ao prêmio de Melhor Filme Internacional. Já em 2001, o curta Uma História de Futebol recebeu a indicação.
2004 marca o ano de maior sucesso brasileiro no Oscar. Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, foi indicado a quatro categorias: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.
O país só voltaria a ser indicado ao prêmio 14 anos depois com O Menino e o Mundo na categoria de Melhor Filme de Animação. Por fim, Democracia em Vertigem concorreu ao prêmio em 2020.
Fãs sequestram post com Fernanda Torres
Se depender do entusiasmo dos fãs brasileiros, Fernanda Torres já pode se considerar uma vencedora do Oscar. Com uma atuação bastante elogiada pela crítica internacional, a atriz é uma das apostas da Sony Internacional para a premiação.
No perfil do Instagram da Academia, uma foto da brasileira alcançou impressionantes 2,6 milhões de curtidas, além de 730 mil comentários que iam de piadas internas brasileiras à torcida pela indicação da atriz.
Ver essa foto no Instagram
A publicação faz parte de uma série de fotos dos atores e atrizes que participaram do Governors Awards, evento da Academia que concede o Oscar Honorário, além de outras premiações.
Grandes astros de Hollywood apareceram nas redes sociais da organização, mas nenhum chegou perto da audiência alcançada por Fernanda Torres. Nomes como Daniel Craig, Margaret Qualley, Andrew Garfield e Tilda Swinton chegaram às dezenas de milhares de curtidas.
Ainda Estou Aqui está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Leia mais:
- Ainda Estou Aqui é campeão de bilheteria no cinema nacional de 2024
- Como Treinar o Seu Dragão: Veja trailer e saiba mais sobre a versão live-action
- Wicked: 7 razões para assistir à adaptação do fenômeno musical da Broadway
Leia mais matérias no ItechNews .