Como o Starship, o poderoso foguete da SpaceX, vai levar os próximos astronautas até a superfície da Lua? É o que mostram novas imagens ilustrativas publicadas pela NASA e pela empresa de Elon Musk, revelando algumas das manobras que o veículo deve realizar durante a missão Artemis III.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Retorno à Lua pode ser adiado por demora no desenvolvimento do Starship
- Astronautas testam trajes espaciais e veículo da SpaceX para ir à Lua
Para a missão, a SpaceX vai criar o chamado Sistema de Pouso Tripulado (ou HLS, na sigla em inglês), uma versão do foguete Starship. O veículo vai se acoplar à cápsula Orion, da NASA, na órbita lunar, para que os astronautas saiam dela e se desloquem ao módulo. Tudo correndo bem, o Starship vai levá-los à superfície da Lua.
E são estas etapas que as novas imagens mostram. Uma delas traz uma versão do HLS na cor branca se acoplando com o “nariz” da nave Orion enquanto ambos estão na órbita da Lua. É nesta fase da missão que os astronautas iriam de um veículo para o outro.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em outra imagem, a SpaceX dá um “gostinho” do abastecimento orbital do Starship: a ilustração traz um veículo na configuração normal e o outro na HLS acoplados pela parte inferior, transferindo combustível de um para o outro.
Como o HLS vai precisar levar equipamentos pesados para a Lua, seu consumo de combustível deve ser tão alto que seria preciso abastecê-lo durante a jornada ao nosso satélite natural. A ilustração seguinte revela uma das etapas mais aguardadas da missão: a ativação dos motores Raptor conforme o Starship desce à superfície da Lua.
É interessante que a versão do HLS nas imagens tem configurações bem diferentes do Starship atual — por exemplo, o HLS ilustrado tem janelas para a tripulação observar o espaço, algo que não existe nas versões atuais do Starship. Além disso, o veículo parece ter acabamento na cor branca, enquanto o Starship tem tons escuros vindos da sua proteção térmica.
Ainda deve demorar um pouco até estas cenas se tornarem realidade. Originalmente, a NASA planejou lançar a Artemis III em 2024, mas acabou adiando o cronograma para setembro de 2026. A mudança se deve a uma série de questões no desenvolvimento dos equipamentos para a missão, como problemas com o escudo térmico da Orion e a demora que a SpaceX vem enfrentando para preparar o Starship para seu teste de voo orbital.
Leia mais matérias no ItechNews .