A NASA planeja usar outras versões dos módulos de pouso que a Blue Origin e SpaceX, de Jeff Bezos e Elon Musk, vêm desenvolvendo para o programa Artemis. Em um comunicado, a agência espacial declarou que vai adicionar os novos projetos aos contratos já existentes com as empresas para criar versões cargueiras dos landers, que vão ser usadas para levar cargas à superfície da Lua.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Artemis vs Apollo: qual a diferença entre estas missões da NASA à Lua? 
  • Engenheiro-líder do lander lunar deixa a Blue Origin e vai para a SpaceX

“Com base no progresso atual do projeto e do desenvolvimento dos veículos de pouso tripulados e cargueiros, e nos cronogramas da missão Artemis para as versões do lander tripulado, a NASA designou uma missão de rover pressurizado para a SpaceX e a entrega de um habitat lunar para a Blue Origin”, declarou Lisa Watson-Morgan, gerente do programa Human Landing System, da NASA, em um comunicado de 19 de novembro.

Landers cargueiros da SpaceX (esquerda) e Blue Origin (direita) (Imagem: Reprodução/NASA)

Com o novo projeto, o rover pressurizado da agência espacial japonesa JAXA deve ser entregue pelo Starship somente depois de 2032. Enquanto isso, o Blue Moon, que é o lander lunar da Blue Origin, deve entregar um habitat lunar em 2033. Estas são as primeiras modificações feitas no contrato desde quando a NASA anunciou que as empresas foram escolhidas para trabalhar no Human Landing System (HLS), o módulo de pouso do programa Artemis. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Por enquanto, a NASA não revelou o valor das novas propostas e nem o porquê de ter selecionado cada empresa para tais missões. Mas Steve Creech, Steve Creech, administrador associado adjunto assistente da NASA, declarou que “ter dois fornecedores de landers lunares com diferentes abordagens para capacidades de pouso tripulado e de cargas oferece flexibilidade para a missão, enquanto garante uma sequência regular de pousos lunares”.

Saiba mais:

 

Leia mais matérias no ItechNews .