Quando astronautas da Rússia abriram a escotilha da nave cargueira Progress no sábado (23), na Estação Espacial Internacional (ISS), tiveram uma surpresa desagradável: o veículo emitiu um odor inesperado. Segundo informações da NASA, os cosmonautas notaram também pequenas gotas.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Nave da SpaceX vai dar um “empurrãozinho” na Estação Espacial Internacional
- 4 objetos curiosos que astronautas da NASA já perderam no espaço
Em um comunicado, a agência espacial explicou que eles logo fecharam a escotilha do módulo Poisk, um elemento que conecta uma das quatro portas de acoplagem do segmento russo do laboratório orbital. Desta forma, eles isolaram o restante do segmento russo.
Ainda segundo a NASA, a atmosfera da ISS foi monitorada por purificadores de ar e sensores de compostos contaminantes. Don Pettit, astronauta estadunidense, relatou ter sentido um cheiro que lembrava o da tinta em spray.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Já no domingo (24), os controladores de voo no Centro de Controle da Missão, em Houston, declararam que a qualidade do ar no laboratório orbital já havia retornado aos níveis normais. No entanto, alguns suspeitam que a agência norte-americana minimizou o incidente.
É que Anatoly Zak, do portal independente Russian Space Web, declarou que o odor em questão era tóxico, e por isso os cosmonautas tiveram que fechar a escotilha imediatamente. Segundo ele, eles vestiram equipamentos de proteção e ativaram um sistema extra de purificação de ar.
Ainda no domingo, a NASA declarou que não havia riscos para a tripulação, e que os astronautas estavam trabalhando para abrir a escotilha entre o Poisk e a Progress. Por enquanto, a causa do odor não foi revelada.
Leia mais matérias no ItechNews .