O motor do foguete Epsilon S, da agência espacial japonesa JAXA, explodiu durante um teste conduzido na terça (26) no Centro Espacial de Tanegashina. O desfecho marca a segunda explosão do motor do veículo espacial em menos de dois anos. 

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Tragédias espaciais: os 10 maiores acidentes de todos os tempos
  • SpaceX | Explosão do foguete Starship cria buraco na atmosfera

 

A explosão ocorreu cerca de 49 segundos após o início do teste. Por enquanto, a causa do ocorrido ainda não foi revelada, mas os oficiais da JAXA declararam que vão abrir uma investigação para descobrir o que levou à falha. 

“Lamentamos muito não termos conseguido atender às expectativas”, disse Takayuki Imoto, gerente de projetos da JAXA, em uma coletiva de imprensa após a explosão. “Podemos aprender com a falha. Vamos aproveitar essa oportunidade para desenvolver um foguete mais confiável”, finalizou. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O incidente com o motor do Epsilon S leva a dúvidas sobre o desenvolvimento do lançador, que foi projetado para levar satélites ao espaço. Desta forma, o veículo pode ajudar a impulsionar a presença japonesa na órbita baixa da Terra. 

Era esperado que o voo inaugural do foguete acontecesse em março de 2025, mas talvez este cronograma não seja cumprido devido ao projeto, que vem sendo executado de forma conturbada. Uma explosão similar ocorreu em julho de 2023, quando foram realizados testes do motor do Epsilon S; o incidente destruiu as instalações onde o procedimento foi realizado.

Leia também: 

Kairos | Foguete do Japão explode em seu 1º voo

Starship: explosão de foguete da SpaceX foi como erupção

Starship: por que o foguete da SpaceX explodiu?

Saiba mais:

 

Leia mais matérias no ItechNews .