A startup Near Space Labs lançou uma rede de balões de alta altitude equipados com câmeras robóticas, que prometem registrar em alta resolução bairros norte-americanos expostos a alto risco de desastres. Segundo a empresa, a ideia é que os dispositivos ajudem empresas de seguro, que precisam trabalhar com dados aéreos para analisar os riscos a que uma propriedade está exposta, bem como às respostas aos danos causados por eventos climáticos extremos.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Conheça a Spaceship Neptune, cápsula que levará turistas à estratosfera
  • Turismo espacial em balão: por US$ 125 mil, você poderá ver a curvatura da Terra

Os balões contam com os robôs Swifts, equipados com inteligência artificial e capazes de capturar imagens com resolução de 7 cm por pixels. A empresa planeja usar os balões na estratosfera a altitudes de 25 km, o dobro daquela alcançada por aviões comerciais, permitindo que cada Swift observe até mil quilômetros quadrados a cada voo. 

Furacão Milton registrado por câmera na ISS (Imagem: Reprodução/Sen)

Para isso, a Near Space Labs vai trabalhar com os robôs organizados em rede. Eles podem mapear detalhadamente grandes zonas de desastres em questão de horas (em comparação, as ferramentas usadas atualmente levam semanas para executar o trabalho), oferecendo também atualizações frequentes para as seguradoras monitorarem as mudanças nas avaliarem os riscos. 


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Com nossos balões e nossos Swifts, as seguradoras conseguem acessar informações logo após o desastre, avaliar os danos e fornecer recursos em questão de dias, ao invés de semanas e meses”, explicou Rema Matevosyan, CEO da Near Space Labs. “Nossos balões capturam o que 800 mil drones fariam em um único mês, o que significa que podemos ser mais rápidos, melhores e de menor custo para nossos clientes”, finalizou.

Os eventos climáticos extremos, como furacões fortes e vastos incêndios, levaram seguradoras a suspender a cobertura na Flórida, Califórnia e em outras regiões de alto risco. A perda de cobertura afetou o valor das propriedades locais, e os proprietários se viram obrigados a seguir com opções de seguros residenciais e de incêndio mais caras.

Leia também:

Este pessoal lançou um balão estratosférico na Bahia, e as imagens são incríveis 

Balão registra sons misteriosos na atmosfera da Terra 

Como funciona um balão meteorológico?

Vídeo: balão futurista

 

Leia mais matérias no ItechNews .