A Defesa Civil informou que realizará um novo teste do seu sistema de alertas contra catástrofes naturais em 37 cidades no próximo fim de semana. O objetivo é mitigar desastres, fazendo com que a população receba a informação de um potencial desastre antes que ele aconteça, e assim possa tomar medidas cabíveis com tempo hábil.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Brasil fecha acordo com empresa de satélites concorrente de Elon Musk
  • Anatel libera 5G “standalone” para 189 cidades do Nordeste; veja a lista

Entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, serão 37 cidades cujos celulares mostrarão um alerta de teste contra os desastres:

  • 30 de novembro (sábado): testes incluirão 36 municípios no Rio Grande do Sul, incluindo Três Forquilhas, Itati, Três Coroas, Porto Mauá, Pedro Osório, São Sebastião do Caí, Maquiné, São Lourenço do Sul, Muçum, Encantado, Cruzeiro do Sul, Dom Pedrito, São Vendelino, Eldorado do Sul, Porto Xavier, Estrela, Iraí, Pelotas, Rolante, Alegrete, Igrejinha, Quaraí, Parobé, São Jerônimo, Montenegro, Rosário do Sul, Pântano Grande, Barra do Guarita, Uruguaiana, Itaqui, Capão do Leão, Caxias do Sul, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul e Santa Maria;
  • 1º de dezembro (domingo): testes contemplarão a cidade de Belo Horizonte (MG).

Além das notificações em celulares, que se sobrepõem a qualquer outra função ativa nos aparelhos, o Defesa Civil Alerta também incorpora mensagens por SMS, notificações em TVs por assinatura e sirenes.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Alertas de teste da Defesa Civil chegarão por celular e outros meios (Imagem: Ministério das Comunicações)

Não é preciso realizar cadastro para receber os alertas, já que eles chegarão para todos os dispositivos conectados ao 4G ou 5G nas cidades referidas. O mesmo vale para quando o sistema estiver em pleno funcionamento no futuro.

Estima-se que todas as cidades das regiões Sul e Sudeste estejam dentro da cobertura do Defesa Civil Alerta até o fim deste ano. A nacionalização do projeto está prevista para 2025.

Testes anteriores já foram realizados em agosto deste ano, com alertas enviados para as cidades de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

Ainda segundo a Defesa Civil, o projeto tem boa aceitação, com 87% de respostas positivas a um questionário feito a moradores sobre a ferramenta.

Leia mais matérias no ItechNews .