Mais um comportamento inesperado do reino animal: orcas usando um salmão morto na cabeça, como uma espécie de chapéu. E por incrível que pareça, não é a primeira vez. É apenas a volta de um comportamento que foi descrito pela primeira vez nos anos 1980.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Orca é baleia ou golfinho? Entenda a diferença
- Orcas | 5 estratégias boladas por marinheiros para evitar novos naufrágios
Esse primeiro caso aconteceu em 1987, quando uma orca fêmea deu início a esse comportamento sem nenhuma razão aparente. Dentro de apenas algumas semanas, o resto do grupo replicou o estilo e passou a nadar com um salmão na cabeça.
Já esse caso mais recente aconteceu no último mês de outubro, em Washington, nos EUA. As orcas foram flagradas com o salmão na cabeça em South Puget Sound e em Point No Point. O comportamento ganhou repercussão por causa de um grupo do Facebook, o Orca Network Community Group.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Uma das teorias é que as orcas de agora podem ser as mesmas da última vez, há quase 40 anos.
De qualquer forma, a ciência chama isso de “modismo”, ou seja: um comportamento iniciado por um ou dois animais e que é temporariamente adotado por outros antes de ser abandonado. Foi o caso, já que essa tendência durou apenas um ano.
Por que as orcas usam salmão na cabeça?
Não dá para saber ao certo o que leva as orcas a fazerem isso, mas um palpite é que elas guardam os peixes para mais tarde, equilibrando-os em suas cabeças.
orca.. with salmon hat.. !! pic.twitter.com/3dmxMFeVov
— ⸸ NO.15 ─ ⌞ 𝙈𝙖𝙛𝙪⌝ ⊹ ࣪ ˖ (@mafuhavilah_) November 28, 2024
Não é a primeira vez que orcas são vistas escondendo comida. Pesquisadores citam, por exemplo, que algumas espécies guardam pedaços de comida sob suas barbatanas. Como o salmão é pequeno demais para caber lá, guardar no topo da cabeça pode ter sido a ideia mais convencional, do ponto de vista delas.
De qualquer forma, não é como se as orcas não tivessem comportamentos inusitados: algumas comem fígado de tubarão, por exemplo.
Leia também:
- Novas espécies de orcas são descobertas no Oceano Pacífico
- Orcas afundam iate na costa do Marrocos em apenas 45 minutos
- Conheça o “orfinho”, animal híbrido de orca com golfinho
VÍDEO | O incrível navio que fica de pé no meio do mar
Leia mais matérias no ItechNews .