Abelhas, moscas, borboletas, mariposas, vespas, besouros, aves (como o beija-flor), morcegos e até alguns roedores têm a missão de polinizar flores na natureza. Entretanto, esta lista precisa ser atualizada com a inclusão do improvável lobo-etíope (Canis simensis). A espécie parece se deliciar com o néctar, que se torna um tipo de sobremesa na dieta do carnívoro.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Lobo da Sibéria preservado há 44 mil anos pode hospedar vírus desconhecidos
- Cães são mais inteligentes que lobos?
Os lobos polinizadores que adoram flores se parecem com uma raposa em tamanho aumentando. A comparação faz ainda mais sentido devido à pelagem levemente avermelhada. Embora pareçam “felizes” em suas vidas no sul da Etiópia, o lobo-etíope é a espécie de canídeo selvagem mais rara do mundo e o carnívoro mais ameaçado da África. Restam menos de 500 indivíduos.
Se equilibrando entre os programas de preservação e a extinção, a espécie ainda pode surpreender a ciência, como ocorreu com as novas evidências de que são polinizadores. Até então, nenhum outro carnívoro de grande porte foi relacionado com o comportamento, segundo estudo publicado na revista Ecology.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Lobo-etíope é realmente polinizador?
As evidências de que estes lobos são polinizadores foram coletadas pelos pesquisadores do Programa de Conservação do Lobo-etíope (EWCP), conectado à Universidade de Oxford (Reino Unido). Como apontam os biólogos, esses animais buscam especificamente o néctar de uma flor vermelha que pertence à espécie Kniphofia foliosa.
Nas visitas de campo, foi possível observar que alguns lobos visitam até 30 flores em um único período. Assim, eles transferem o néctar de flor em flor, com o focinho coberto de pólen. Este hábito de polinizar era comum a indivíduos de diferentes matilhas. Nesse processo, “disputavam” o néctar com uma variedade de pássaros e insetos polinizadores.
Vale observar que, segundo os biólogos, “os mamíferos envolvidos na polinização são tipicamente espécies de pequeno a médio porte e frequentemente arbóreas, enquanto os mamíferos carnívoros que se alimentam de néctar são muito mais raros”. Entre as ações, está o gato-de-algália (Paguma larvata). No entanto, tal comportamento nunca tinha sido associado a um grande predador carnívoro.
Néctar adocicado das flores da Etiópia
“Considerando o tamanho dos lobos etíopes (12–16 kg) e a dieta especializada de roedores, é improvável que o néctar contribua significativamente para a sua reserva de energia, provisoriamente se encaixando na hipótese da sobremesa“, sugerem os autores.
Para adicionar novos argumentos a essa ideia, cabe destacar o sabor inconfundível. Isso porque o néctar da flor é “agradavelmente doce”, segundo Claudio Sillero Zubiri, diretor do EWCP e autor do estudo, em nota.
Leia mais:
- Vídeo flagra 2 abelhas abrindo uma garrafa juntas; assista
- Cientistas encontram 1ª evidência de que borboletas já cruzaram o oceano
- Mosquitos fazem mais do que picar? 3 comportamentos quase desconhecidos
VÍDEO: Veja o cão-robô da Boston Dynamics, o Spot, fantasiado de cachorro de verdade
Leia mais matérias no ItechNews .