Se prestar atenção em um voo no mapa de rotas das companhias aéreas, a trajetória do avião é sempre “curva”. Para muitas pessoas, o caminho mais lógico e rápido seria uma linha reta. Isso faria sentido se a Terra fosse plana, mas não é o caso. A rota com curva é o melhor caminho quando se converte as coordenadas do mundo 3D para o mapa 2D.
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Além dessa questão de representação, a rota de um avião comercial, como o Boeing 777-300 ou o Airbus A380, é influenciada por outros fatores, como restrições geográficas e autorização para voar em determinado espaço aéreo. Em alguns casos, as questões climáticas, como os ventos, também impactam o desenho da trajetória final.
Como é a rota do avião
O planeta Terra é uma esfera (ou quase isso), mas os mapas mais comuns são bidimensionais. Para lembrar, a maioria dos mapas que vemos são inspirados na projeção de Mercator (desenvolvida nos anos 1560). É um tipo de projeção cilíndrica do globo com distorções nas áreas próximas aos polos, mas ainda é útil na navegação marítima, já que preserva ângulos e direções. Entretanto, altera distâncias ou formas, o que complica a nossa visualização em relação aos aviões.
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É o eterno desafio da “tradução”. Quando se representa uma rota direta no globo em um mapa plano, ela vai aparentar ser uma curva acentuada. Isso é devido à projeção usada para criar a imagem bidimensional, mas não significa que o trajeto é mais longo.
Na prática, as rotas aéreas seguem o que chamamos de arco de círculo máximo, ou seja, o menor caminho entre dois pontos numa superfície esférica. Este roteiro é o mais rápido e eficiente, dentro das condições possíveis, mesmo que haja uma representação falha (distorção visual) nos mapas mais populares.
Impacto dos ventos na rota
Os pilotos também podem ajustar as rotas para aproveitar ventos favoráveis e evitar turbulências. Às vezes, isso pode resultar em trajetos que formam curvas em padrões em “S”. Normalmente, os ajustes economizam combustível do avião e podem reduzir o tempo de voo.
Confira o exemplo de uma rota de avião, com curva:
@flyviewradar London British 🇬🇧 to Singapore 🇸🇬 flight route map live aeroplane timeline ✈️ #travel #flighttracking #eviation #flight #radar ♬ original sound – flyviewradar
Aqui, vale pensar em quem está remando em um rio. Se a correnteza estiver muito forte e na direção contrária, a melhor opção é buscar áreas navegáveis com menos resistência, mesmo que isso cause um suposto desvio na rota. De modo semelhante, os aviões ajustam a rota para reduzir o impacto de ventos contrários, buscando sempre o melhor caminho.
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