A DeepMind, divisão de IA do Google, anunciou uma nova IA para previsões meteorológicas: o GenCast. Conforme o post feito no blog Google Keyword, nesta quarta-feira (4), o modelo é considerado o maior avanço da área em quase oito décadas.

A ferramenta visa oferecer previsões meteorológicas diárias e de eventos extremos com maior precisão. Em testes iniciais, ele já superou a IA do programa meteorológico anterior utilizando menor poder de computação.

O GenCast foi treinado com dados meteorológicos de cerca de 40 anos fornecidos pelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF). A organização europeia está por trás do melhor modelo de previsão meteorológicas da atualidade, o sistema ENS.

Curiosamente, a IA da DeepMind mostrou ser muito mais preciso que o sistema ENS. Por exemplo, para previsões com 15 dias de antecedência, o GenCast acertou 97,2% mais vezes. E para previsões de até 36 horas, a diferença foi ainda maior, com 99,8% a mais de acertos.

Dessa maneira, o GenCast possibilita a criação de alertas mais precisos e antecipados para eventos climáticos extremos. Algo que irá contribuir para a segurança e o planejamento em diversas áreas, como agricultura, aviação e gestão de desastres.

O GenCast é um modelo de IA generativa de difusão, usado na geração de imagens, adaptada para entender a geometria esférica da Terra e suas complexidades. Com isso, a ferramenta consegue prever os cenários meteorológicos a partir dos dados atuais ou prévios.

Apesar dos resultados satisfatórios, a equipe da DeepMind afirma que a IA ainda precisa evoluir em relação a previsões de intensidade de furacões. Algo que vem sendo trabalhado intensamente para ser corrigido antes da futura integração com o Google Earth.

Maior precisão usando menos poder de computação

O GenCast é muito mais rápido e econômico para fazer previsões do tempo do que os métodos tradicionais. Um computador potente consegue gerar uma previsão de 15 dias em apenas 8 minutos usando o modelo de IA.

Vale dizer que o Google transformou o GenCast em um modelo de código aberto. Os interessados podem explorar mais detalhes da IA da DeepMind acessando a página no GitHub.

Com informações Google Keyword e Engadget.

GenCast: Google apresenta nova IA de previsões meteorológicas