Durante a mesma conferência em que a Intel Foundry apresentou novidades sobre a fabricação de chips, a NVIDIA também revelou seus planos para o futuro. O Time Verde pretende ter GPUs aceleradoras de IA com empacotamento 3D, ou seja, tiles empilhados na vertical.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Entenda a nomenclatura das placas de vídeo Nvidia GeForce
- Como a NVIDIA foi do anonimato a uma das empresas mais valiosas do mundo
Através de interposers de silício fotônico (SiPh), a técnica substituirá os interposers elétricos. Com a sobreposição de tiles verticalmente, será possível ter 4 tiles de GPU por “tiers” e cada tile terá 12 conexões SiPh. Além disso, a NVIDIA trabalha ainda em DRAM empilhada dentro desse empacotamento.
Benefícios e desafios com a inovação da NVIDIA
Com o empilhamento dos diferentes dies, é possível diminuir a latência na comunicação e aumentar a largura de banda, similar a como acontece com a tecnologia 3D V-Cache da AMD nos processadores Ryzen.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Here’s @NVIDIA’s vision of the future of AI compute.
Silicon photonics interposer
SiPh intrachip and interchip
12 SiPh connects, 3 per GPU tile
4 GPU tiles per tier
GPU ‘tiers’ (GPU on GPU?!?)
3D Stacked DRAM, 6 per tile, fine-grainedFrom #iedm24. My guess, 2028/2029/2030… pic.twitter.com/5IsDkYSWT2
— 𝐷𝑟. 𝐼𝑎𝑛 𝐶𝑢𝑡𝑟𝑒𝑠𝑠 (@IanCutress) December 8, 2024
O desafio de levar essa tecnologia até o consumidor é grande, já que, para tornar tudo isso viável, a NVIDIA precisaria produzir uma grande quantidade de conexões SiPh por mês, algo que ainda é desafiador. Além disso, o empilhamento de dies causa maior aquecimento no chip, algo que ainda precisa ser trabalhado.
A estimativa de disponibilidade dessa nova técnica de empacotamento de chips é para o fim desra década por conta da complexidade do projeto.
A International Electron Devices Meeting 2024 chega ao fim nesta quarta-feira (11) e diversas gigantes da indústria de tecnologia e semicondutores apresentaram seus estudos para tornar a fabricação de chips um processo mais eficiente, ao mesmo tempo em que o consumidor consiga ter maior desempenho como resultado final.
Veja mais do CTUP:
- 9 jogos MOBA para iniciantes e experts
- Intel Arc B580 supera RTX 4060 e RX 7600 XT em teste com API Vulkan
- ASRock lança novos monitores gamer OLED da linha Phantom Gaming
Leia mais matérias no ItechNews .