Na África do Sul, pesquisadores da Universidade de Stellenbosch desenvolvem um novo tipo de contraceptivo masculino, capaz de ampliar os métodos de prevenção para além da camisinha. É um hidrogel que bloqueia a passagem do espermatozoide na hora da ejaculação e que é temporário e reversível.
- Clique e siga o no WhatsApp
- 10 formas de aumentar os níveis de testosterona no corpo naturalmente
- Como a baixa testosterona afeta a saúde do homem
A tecnologia do hidrogel não hormonal é desenvolvida pela pesquisadora Kyla Raoult, que busca alternativas mais simples e descomplicadas para impedir a gestação indesejada. Se tudo der certo, deverá chegar ao mercado, no futuro, um contraceptivo seguro e eficaz para homens — com menos efeitos colaterais que os femininos, como a pílula do dia seguinte.
Hidrogel que bloqueia a passagem de espermatozoides
Para entender, o hidrogel é um material gelatinoso e macio que absorve água e incha para formar uma rede 3D com pequenos poros. No produto em desenvolvimento pela equipe sul-africana, o gel contraceptivo masculino será aplicado, dentro do consultório, com uma seringa, no ducto deferente – o tubo que transporta o esperma (sêmen) para fora dos testículos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Segundo os pesquisadores, o hidrogel inchará e formará uma barreira quase instantânea, com alguns furos. Isso ocorre a partir da reação dos materiais com os fluidos corporais aquosos.
Por esses “buracos”, somente passará o fluido seminal, mas serão muito pequenos para a passagem dos espermatozoides. Assim, está temporariamente bloqueada as chances da fecundação ocorrer durante as relações sexuais, mesmo em caso de ejaculação.
Durante o uso do gel (que é somente removido em consultório), todos os espermatozoides produzidos pelo indivíduo serão reabsorvidos pelo corpo, da mesma forma que aconteceria após uma vasectomia.
Quando o homem decidir que quer ter filhos, bastará “quebrar” a barreira, o que torna o processo reversível. “Ao injetar uma solução no gel para reverter o processo, as ligações químicas do hidrogel são quebradas, fazendo com que ele se dissolva em uma substância aquosa que pode ser eliminada”, explica Raoult, em nota. Assim, os espermatozoides param de ser filtrados.
Novo contraceptivo masculino
“As opções masculinas são limitadas principalmente a preservativos, vasectomias e alguns métodos hormonais”, lembra a cientista sul-africana sobre a falta de alternativas desenvolvidas exclusivamente para os homens.
“Os preservativos nem sempre são 100% eficazes e, como são conhecidos por diminuir a estimulação sexual, são frequentemente usados incorretamente, quando usados”, acrescenta. Por outro lado, “as vasectomias são excelentes contraceptivos, mas sua reversão frequentemente resulta em complicações, e são mais uma opção permanente”, lembra.
Outro ponto importante é que a solução não age como bloqueador hormonal e nem altera as concentrações de hormônios masculinos no homem, como a testosterona. Esta é uma vantagem adicional, que pode aumentar a adesão ao método.
Então, a especialista enxerga um mercado bastante promissor para uma solução segura e reversível, como o novo hidrogel em fase de busca de financiamento e de testes. Até o momento, não se sabe qual a taxa de eficácia da solução, o que deve ser revelado em testes posteriores. Por isso, não há previsão ainda de quando será lançado oficialmente. No mundo, outras soluções também estão em testes.
Leia mais:
- Vacina do HIV? PrEP injetável que protege por 1 ano está em testes
- Óleo de cozinha pode ter ligação com câncer de cólon
- Como saber se a creatina é adulterada?
VÍDEO: O que você precisa saber sobre o anticoncepcional masculino?
Leia mais matérias no ItechNews .