De Hangzhou, China

A Zeekr, “prima chinesa” da Volvo, tem apenas 3 anos e meio de vida, mas planos de gente grande para o segmento automotivo.

  • Clique e siga o no WhatsApp
  • Novo motor híbrido da Toyota pode ameaçar o futuro dos carros elétricos
  • Toyota Corolla 2025: todas as novidades do sedã médio mais vendido

A reportagem do CT Auto viajou para a China à convite da Zeekr Global e, em meio à agitada agenda, que incluiu o primeiro test-drive de um veículo de imprensa do Brasil ao recém-lançado Zeekr 7X, apurou uma informação exclusiva.


Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os executivos da marca estudam ampliar o portfólio da Zeekr, hoje exclusivamente formado por carros 100% elétricos, para se alinhar com as tendências que vêm ganhando força mundo afora, especialmente no Brasil.

Ouvimos de mais de uma fonte, todas locais, que a marca do Grupo Geely já estaria desenvolvendo um “motor super híbrido”, que seria plug-in e chegaria em alguns meses ao mercado. Assim, a Zeekr se alinharia com o escopo trabalhado pelas principais rivais da marca no mercado premium: BMW e Porsche.

Na foto, é possível ver um dos motores elétricos da Zeekr (Imagem: Paulo Amaral/)

Motor “super híbrido” não é única novidade

As fontes ouvidas pelo CT Auto não quiseram cravar um prazo para a chegada do motor super híbrido aos modelos da linha, mas é possível que isso aconteça já no final de 2025.

Curiosamente (ou não), também deve ocorrer em 2025 o anúncio oficial de mais uma grande novidade: a joint venture que vem sendo costurada entre Zeekr e Lynk & Co, outra marca do Grupo Geely que, no futuro, estará no mercado brasileiro.

Leia também:

  • Quanto custam os carros da Zeekr no Brasil?
  • Zeekr tem hub tecnológico e “ajuda do espaço” para encarar Porsche
  • Manobrista, sala sobre rodas e “salva pet”: Zeekr exibe suas tecnologias

A reportagem apurou que o acordo de compartilhamento de tecnologias já foi fechado entre a marca e a Lynk & Co, que tem em modelos como o 01 e o 07 dois carros com motores híbridos plug-in super-eficientes. Coincidência? #Sqn.

Lynk & Co 01 é um dos modelos híbridos feitos pela empresa (Imagem: Divulgação/Lynk & Co)

Um ponto reforçado pelas fontes ao CT Auto que merece destaque é que, embora a Zeekr tenha a maioria das ações na nova parceria, as duas marcas seguirão vendendo seus carros de maneira independente, ou seja, o acordo firmado é somente para o compartilhamento de tecnologias, como a do motor “super híbrido”.

Zeekr X ficará mais tecnológico

A visita à China também rendeu novidades para quem já conheceu os carros da Zeekr lançados no mercado brasileiro, como o Zeekr X.

A tendência é que o SUV compacto, primo do Volvo EX30, receba novas tecnologias em 2025. A principal delas será o recurso de abertura e fechamento automático das portas, hoje presente em modelos superiores, como o 7X.

Zeekr X ganhará novidades (Imagem: Divulgação/Zeekr)

O Zeekr 009, luxuoso MPV, por enquanto não previsto para o Brasil, é outro que deverá mudar. A tendência é que a linha ganhe uma versão com motor elétrico único. A ideia é tornar a luxuosa minivan um pouco mais acessível, mas sem perder o luxo e os features que fazem do Zeekr 009 uma autêntica sala de visitas sobre rodas.

*A reportagem do CT Auto viajou à convite da Zeekr Global

Leia mais matérias no ItechNews .