Já é senso comum que o cão é o melhor amigo do homem. No entanto, existem algumas raças de cachorro mais fiéis em comparação com as outras, e que se destacam justamente por esse companheirismo ímpar. Conheça as principais!
- Clique e siga o no WhatsApp
- Cães conseguem se comunicar com humanos usando botões em experimento
- Cachorros sabem nomes de objetos e criam expectativas
Em entrevista ao , a veterinária Monique Rodrigues, CEO da Clinicão, conta que os cães que recebem atenção, carinho e estímulos mentais geralmente desenvolvem comportamentos mais positivos.
A veterinária afirma que existem diversos aspectos que influenciam no comportamento do animal. “O mais comum é a sua criação; um lar calmo e estável tende a criar cães mais tranquilos, enquanto ambientes abusivos podem gerar comportamentos ansiosos e violentos”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O adestramento é outro ponto de impacto no comportamento de um cachorro. “Cães que passam por treinamentos de obediência tendem a ser mais controlados e bem-comportados. Então mesmo se o animal é naturalmente agitado, técnicas de reforço positivos podem promover uma melhor atitude”, explica.
As raças de cachorro mais fiéis
“Existem muitas raças tradicionais fiéis, mas é importante mencionar que muitas das vezes essa fidelidade está relacionada com a criação do animal. Historicamente, as raças mais fiéis são aquelas que tinha uma função de auxiliar o homem na casa e no pasto”, conta a especialista.
Monique acrescenta que a saúde também influencia, tanto a mental quanto a física. “Um animal que é agredido ou violentado costuma ser mais retraído e reservado, enquanto cães cuidados de formam mais afetuosa desenvolvem características amigáveis. A prática de exercícios, jogos e brincadeira ajuda a prevenir comportamentos destrutivos”.
Consultamos a veterinária para saber as raças de cães mais leais, e o veredicto foi o seguinte:
- Pastor Alemão
- Labrador
- Golden Retriever
- Border Collie
- Shih Tzu
- Yorkshire Terrier
- Staffordshire Bull Terrier
- Boxer
- Dachshund
- Husky Siberiano
Pastor Alemão
O Pastor Alemão se destaca pela inteligência aliada ao forte instinto de proteção, por isso tem uma fidelidade natural. Por isso, é amplamente utilizado como cão de trabalho em forças policiais. “Conhecido por sua inteligência e lealdade, é um excelente cão de guarda”, comenta a veterinária.
Labrador
O labrador começou com o objetivo de ajudar pescadores, puxando redes e apanhando peixes. Sua natureza sociável e vontade de agradar estão entre as razões pelas quais é a raça mais popular nos Estados Unidos há décadas.
Labradores têm um temperamento equilibrado, sendo usados como cães-guia e de terapia. “Amigável e sociável, é um companheiro ideal para famílias e crianças”, acrescenta a especialista.
Golden Retriever
Já o Golden Retriever é da Escócia, frequentemente classificado como o cão de terapia mais utilizado no mundo, devido à sua empatia e sensibilidade. Na opinião de Monique, é “fiel e amigável, é ótimo para terapia e trabalho de resgate”.
Border Collie
Considerada uma das raças de cachorro mais inteligentes, o Border Collie foi criado para pastoreio de ovelhas na Escócia e na Inglaterra. Como essa habilidade exige um forte vínculo com o tutor, para seguir comandos mesmo à distância, ele se destaca por sua fidelidade. “Inteligente e ativo, é excelente para treinamentos e esportes”, diz a veterinária.
Shih Tzu
Originário da China, o Shih Tzu foi criado como cão de companhia para a realeza chinesa. Sua história como animal de estimação exclusivo da elite moldou sua personalidade dócil e apegada.
Esses cães tendem a formar laços fortes com seus tutores, preferindo passar a maior parte do tempo próximo a eles, característica típica de raças de companhia. Segundo Monique, esse pet costuma ser “pequeno e carinhoso e adorar passar tempo com a família”.
Yorkshire Terrier
Já o Yorkshire Terrier, no início, costumava caçar ratos em minas e fábricas. Apesar de pequeno, é extremamente corajoso e protetor e sua forte ligação com os donos pode ser explicada justamente por esse instinto de proteção. “Corajoso e dedicado, é muito dependente do carinho dos tutores”, comenta a especialista.
Staffordshire Bull Terrier
Apesar de sua força física, o Staffordshire Bull é uma das raças mais tolerantes com crianças, sendo apelidado de “cão babá”. Essa característica reflete sua lealdade e dedicação à família.
Boxer
O Boxer foi desenvolvido para caça e posteriormente utilizado em trabalhos militares. É uma raça que combina força e temperamento equilibrado. Segundo a veterinária, costuma ser “brincalhão e afetuoso” e “desenvolve um forte vínculo com as pessoas”.
Dachshund
O Dachshund também tem um instinto protetor forte e tende a se apegar intensamente à família. “Pequeno e corajoso, é muito leal e adora a companhia de seus tutores.”
Husky Siberiano
A função do Husky Siberiano era puxar trenós em condições extremas, e por isso a raça é conhecida por sua resistência e trabalho em equipe. Embora tenha um temperamento independente, forma laços fortes. “Quando bem tratado, é leal e protetor com sua família humana”, conclui a veterinária. Sendo assim, é uma das raças de cachorro mais fiéis.
Leia também:
- O que faz um cachorro ser mais bravo ou mais manso?
- Por que cachorro pinscher é tão bravo?
VÍDEO | SPOT, O CÃO-ROBÔ COM FANTASIA DE CACHORRO
Leia mais matérias no ItechNews .