A Marvel Comics tem vários personagens que apareceram na “época errada”, e que, se forem atualizados da maneira correta, podem trazer grandes aventuras e frescor para o grande catálogo da companhia. E um deles é Josiah X, que sumiu há mais de 20 anos e agora será reintroduzido nas páginas do Capitão América Sam Wilson.
E quem é Josiah X? Bem, vamos lá para um pequeno resumo, que exige um retorno à época do Capitão América esquecido pela história, Isaiah Bradley. Sim, o mesmo que apareceu no título limitado das HQs chamado Verdade: Vermelho, Azul e Negro, de 2003; na série Falcão e o Soldado Invernal, do Disney+, em 2021; e estará em Capitão América: Admirável Mundo Novo, com estreia marcada para 14 de fevereiro de 2025.
Nos quadrinhos, depois de Isaiah se tornar um “Capitão América secreto” como resultado da replicação do Soro do Supersoldado que deu os poderes a Steve Rogers, sua última missão antes de ser detido pelo governo dos Estados Unidos foi destruir a fórmula a qual somente ele também sobreviveu.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Entre os anos narrativos de 1943 e 1960, Isaiah permaneceu preso e só teve perdão no dia da posse de Kennedy nos Estados Unidos, após sua esposa Faith escrever mensalmente ao ex-presidente Eisenhower sobre a libertação de seu marido.
Só que, durante o tempo em que ficou preso, o sangue de Isaiah foi coletado e foi testado em 38 crianças, com a expectativa de que uma delas apresentasse traços do desenvolvimento do Soro do Supersoldado. Isso aconteceu com um rapaz chamado Josiah, filho de uma mulher chamada Sarah Gail, que tinha o mesmo tipo sanguíneo de Faith.
No final das contas, Sarah conseguiu entrar em contato com Faith e ambas resgataram o bebê Josiah, a tempo para garantir um lar distante dos experimentos, em um orfanato católico em Boston. Quando seus poderes surgiram, semelhantes aos de superforça e resistência do Capitão América, o rapaz escondeu sua idade e essas habilidades em segredo ao se alistar ao exército.
Josiah lutou na Guerra do Vietnã, e no retorno, envolveu-se em um conflito racial após sua unidade inteira, formada por pretos, ser dizimada quase por completo. Em seguida, ele foi enviado a uma prisão militar. Anos depois, o Soro do Supersoldado foi confirmado em seu sangue, e, mais uma vez, sua mãe biológica, convocada para confirmar a herança genética, ajudou-o a escapar das garras do governo.
Josiah X aparece e vai para a “geladeira”
Essa trama toda foi apresentada na minissérie Tripulação, publicada em 2003. A trama mostrava o retorno de Josiah com sua ascensão para o codinome Josiah X na forma de um líder negro rebelde, pronto pare reivindicar a morte de soldados pretos em prol de guerras que os Estados Unidos teria provocado.
Josiah X evocava, claro, Malcom X, e também tinha conexões com o Islã, pois ele se tornou um ministro muçulmano; e também fazia parte de uma versão atual do grupo político revolucionário Panteras Negras.
Veja bem, em 2003, a Marvel Comics ainda estava em plena recuperação de falência, tentando trazer os Vingadores de volta com carro-chefe da editora. E um personagem como Josiah X não ajudava muito, pois todos podem imaginar como foi a reação de muita gente frente a um personagem tão polêmico apenas dois anos após a Queda das Torres Gêmeas no 11 de setembro.
Assim, o personagem foi colocado na “geladeira”, embora o retorno de grande parte dos leitores tenha sido de aceitação imediata. E, agora, a Marvel sente que o momento seja ideal para seu retorno.
O retorno de Josiah X
Às vésperas do lançamento de Capitão América: Admirável Mundo Novo e com um novo título mensal para o Capitão América Sam Wilson, que há meses também é titular da principal equipe de Vingadores, Josiah X finalmente sai do limbo para retornar à continuidade do Universo Marvel.
Conforme anunciado pela Marvel Comics, Sam Wilson Captain America #3, com lançamento previsto para março de 2025, apresentará Josiah X em um papel de destaque, quase duas décadas após sua última aparição.
Segundo a Marvel, o retorno de Josiah X será mais do que apenas uma participação especial, sendo posicionado como um ponto de virada para o personagem, no qual o objetivo aparentemente será colocar todo o seu potencial como herói em ação.
O coautor Evan Narcisse explica: “Quando o conhecemos como o Soldado das Sombras em Sam Wilson Captain America, ele é um herói no próximo estágio de sua evolução, alguém que respondeu a essas questões existenciais com um novo codinome, novo uniforme e perspectiva específica”.
“Ele é um ótimo contraponto a Sam, pois estão tentando fazer a coisa certa com atitudes muito diferentes. Estamos realmente animados para trazê-lo de volta de uma forma que honre o passado e, esperançosamente, abra um futuro promissor”, complementa.
Sam Wilson Captain America #3 estará disponível no mercado gringo no dia 19 de março de 2025.
- Inscreva-se no Ofertas e receba as melhores promoções da internet diretamente no seu celular!
Leia mais:
- Capitão América revela habilidade secreta que o torna o melhor lutador da Marvel
- Capitão América reforça sua verdadeira missão em um universo sem os EUA
- Marvel revela o novo papel do Capitão América para o avanço da humanidade
Leia mais matérias no ItechNews .