As TVs modernas chamam a atenção não só pelas tecnologias avançadas, mas também pelos defeitos que podem apresentar. Segundo uma análise realizada pela Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, os televisores duram, em média, 6 anos. Porém, problemas que poderiam ser evitados reduzem a vida útil do aparelho. Abaixo, saiba quais são os principais e como evitar cada avaria.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Sua televisão desliga automaticamente? Saiba como resolver o problema
- Smart TV travou? Conheça 3 soluções para esse problema
Para identificarmos os defeitos recorrentes e como prevenir cada uma, analisamos as reclamações das principais marcas no Reclame Aqui. Além disso, constatamos diversos pontos graças ao estudo de longevidade de TVs feito pelo Rtings — site especializado em tecnologia, que está colocando à prova diversas TVs ligadas 24 horas por dia para verificar os problemas apresentados após dois anos.
1. Manchas na tela
Dentre os principais defeitos que a TV pode apresentar, a tela manchada se destaca com sobras. A presença é certa quando surgem “sombras” na imagem que atrapalham a visualização do conteúdo.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Esse defeito ocorre após o uso prolongado ininterrupto do produto. O processo pode ser acelerado caso o usuário assista aos conteúdos com o brilho no máximo, pois o display se desgasta mais rápido do que com um uso moderado.
A correção do problema custa caro, já que é preciso substituir a tela.
2. Problemas na placa-mãe
São muitas as recorrências que podem provir do mau funcionamento da placa-mãe, como a TV ligar, mas não exibir imagens, apenas sons, o dispositivo ligar e desligar sozinho ou até mesmo problemas para executar aplicativos.
Neste caso, o reparo é feito com a troca da peça comprometida.
3. Faixas verticais ou linhas na tela
As faixas verticais interferem diretamente na experiência do usuário. Este problema é um dos mais comuns no painel LCD e pode acontecer devido ao desgaste do aparelho.
Em geral, o conserto é feito pela substituição da tela. Mas isso seria tão caro quanto comprar uma TV nova, então é preciso cuidado redobrado com o produto.
4. Vazamento de luz
O vazamento de luz, nada mais é, do que cores cinzentas no lugar de cores totalmente pretas nas laterais da TV. Isso acontece quando a luz de fundo usada para iluminar os cristais LCD acabam “vazando” para as bordas.
Embora essa condição não comprometa o uso da TV, ela pode ser frustrante em cenas escuras ao distorcer as cores.
Vale destacar que o vazamento de luz é um estado do painel e não cabe reparo da assistência técnica.
5. Não conecta no Wi-Fi ou HDMI
Um módulo de conexão defeituoso pode impedir que a Smart TV se conecte à internet. Assim, boa parte dos aplicativos são comprometidos, incluindo os de streaming, como Netflix, Prime Video e Disney+.
O reparo é feito trocando o componente, que recupera o acesso à internet. Vale testar se a conexão via cabo de rede Ethernet funciona e se o roteador está operando corretamente em outros dispositivos antes de levar a TV para a assistência técnica.
Além disso, as portas HDMI também podem ser danificadas e limitar a ligação com outros dispositivos, como consoles PS5 ou TV Box.
Apesar de ser um problema que pode surgir com o tempo, em muitos casos, está ligado à entrada e saída de cabos HDMI de forma brusca. Nesta situação, é preciso substituir as portas defeituosas por novas.
Como prevenir os defeitos na TV?
Alguns problemas que mencionamos não estão sob o controle do usuário, mas outros podem ser evitados com hábitos simples.
Por exemplo, é importante não utilizar a TV por longos períodos. Essa ação é ainda mais séria quando a exibição está configurada com o brilho elevado, pois o uso intenso pode acelerar o desgaste do televisor.
Também é necessário cuidado ao adicionar ou remover cabos conectados. Existe a possibilidade de danificar as entradas ou o conector HDMI, USB ou Ethernet.
Por fim, é preciso ter atenção ao transportar o produto para o local de instalação, já que pressionar a tela com força pode causar danos sérios ao painel.
Nesse sentido, é fundamental verificar o ambiente em que a TV vai ser instalada, porque locais úmidos podem oxidar componentes internos. Enquanto a exposição excessiva de calor é capaz de alterar o funcionamento da TV ao exigir mais desempenho das peças.
Em suma, para prevenir defeitos na TV é importante:
- Uso prolongado, principalmente, do mesmo conteúdo e com brilho excessivo;
- Atenção com o local de instalação da TV;
- Cuidado ao adicionar e remover cabos;
- Manusear a tela com sutileza.
VÍDEO: Quanto tempo dura uma TV?
Leia mais matérias no ItechNews .