Um grave acidente com um Boeing 737-800 da Jeju Air aconteceu neste domingo (29) na Coreia do Sul. Por conta do fuso horário, o acidente ocorreu na noite de sábado (28) no Brasil, quando já era manhã no país asiático. Até o momento, 177 mortes foram confirmadas pelas autoridades.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Avião da Latam declara emergência e pousa em segurança em Brasília
- Crise global faz Boeing anunciar demissões em massa
O voo decolou de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, na Coreia do Sul. Porém, na hora da aterrissagem, houve uma falha no trem de pouso e a aeronave tocou o solo “de barriga”. Pelas imagens do acidente, o avião não conseguiu reduzir, atravessou a pista e se chocou contra um muro, explodindo.
A bordo, havia 181 pessoas, sendo 175 passageiros e seis tripulantes. Pela violência do impacto, é possível que o número de vítimas fatais seja ainda maior. Este é o segundo maior acidente aéreo da Coreia do Sul até o momento. Em 1997, um avião da Korean Air Lines teve mais de 200 mortes, sendo até hoje o maior acidente do país.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Ainda não é possível saber a causa do acidente. A agência de notícias coreana Yonhap confirma a falha no trem de pouso, mas diz que ela pode ter acontecido por uma colisão com pássaros. Entretanto, não é comum que choques com esses animais ocasionem esse tipo de problema.
BREAKING: Video shows crash of Jeju Air Flight 2216 in South Korea. 181 people on board pic.twitter.com/9rQUC0Yxt8
— BNO News (@BNONews) December 29, 2024
Acidente com o Boeing 737-800
Para realizar o resgate das vítimas, ao menos 80 bombeiros foram mobilizados. Segundo as informações iniciais, há 84 mulheres, 82 homens e 11 pessoas sem gênero identificado entre os mortos. Ao menos dois tripulantes foram resgatados com vida e não correm risco de morte, de acordo com autoridades locais.
Entre as vítimas fatais, há 173 sul-coreanos e 2 tailandeses. Em nota, a Jeju Air lamentou o acidente e disse que está prestando as medidas necessárias neste momento.
Como é o Boeing 737-800
Avião comercial de maior sucesso da história, o Boeing 737 teve diversas evoluções ao longo das décadas. O 737-800 pertence à família Next Generation (NG), lançada nos anos 1990 e que trouxe diversas melhorias para o avião, com o uso maior de recursos informatizados.
No Brasil, somente a Gol, dentre as grandes companhias aéreas, operam este modelo. Apenas uma aeronave se envolveu em um acidente fatal na aviação brasileira, mas infelizmente foi em uma das maiores tragédias do país. Em 2006, um Boeing 737-800 da Gol, com pouco tempo de uso, foi atingido no ar por outro avião, um jato Legacy.
Voo 1907
O voo 1907 havia decolado de Manaus e tinha como destino Brasília. Porém, por volta das 17h do dia 29 de setembro de 2006, o 737 da Gol colidiu com o Legacy, perdendo o controle imediatamente e caindo sobre a floresta Amazônica. Todos os 154 ocupantes morreram, enquanto as seis pessoas do Legacy sobreviveram, com o piloto conseguindo fazer um pouso de emergência.
À época, ficou constatado que houve falhas de comunicação com os pilotos do Legacy, pois o plano de voo não foi bem explicado pela tripulação e pelos comandantes do tráfego aéreo. Este acidente foi o primeiro fatal da Gol, e até aqui o único. Até julho de 2007, este era o maior acidente aéreo do Brasil, mas o voo 3054 da Tam se tornou o mais grave de todos os tempos poucos meses depois.
Leia mais matérias no ItechNews .