Qual a velocidade do pensamento humano? Essa é apenas uma das intermináveis questões que nos cercam quando nos deparamos com os mistérios do cérebro. Mas estamos a um passo de desvendar de uma vez por todas, já que pesquisadores do Caltech conseguiram quantificar pela primeira vez: 10 bits por segundo.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Pensamentos intrusivos | Dá para controlar ideias perturbadoras?
- Nosso cérebro consegue pensar sem usar palavras?
Ainda assim, os cientistas ressaltam que os sistemas sensoriais dos nossos corpos coletam dados sobre nossos ambientes a uma taxa de um bilhão de bits por segundo, o que é 100 milhões de vezes mais rápido do que nossos processos de pensamento.
Os cientistas envolvidos opinam que é um número extremamente baixo. “A cada momento, extraímos apenas 10 bits do trilhão que nossos sentidos captam e usamos esses 10 para perceber o mundo ao nosso redor e tomar decisões. Isso levanta um paradoxo: o que o cérebro está fazendo para filtrar todas essas informações?”, reflete a equipe.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O artigo também menciona que os neurônios individuais são poderosos processadores de informação e podem facilmente transmitir mais de 10 bits por segundo de informação. A grande questão, então, é: por que eles não fazem isso?
Enquanto nossos cérebros lidam com uma avalanche de dados sensoriais, nossos pensamentos conscientes parecem operar em uma taxa muito mais lenta. Então a publicação ainda abre outra questão: por que o cérebro processa um pensamento de cada vez, e não segue os sistemas sensoriais, processando muita coisa paralelamente?
A teoria apresentada no estudo é que as primeiras criaturas com um sistema nervoso usavam seus cérebros principalmente para se mover em direção à comida e para longe de predadores. Por isso, se nossos cérebros evoluíram desses sistemas simples para seguir caminhos, faria sentido que pudéssemos seguir apenas um “caminho” de pensamento por vez.
“O pensamento humano pode ser visto como uma forma de navegação por um espaço de conceitos abstratos”, escrevem os pesquisadores. No entanto, a equipe enfatiza a necessidade de pesquisas futuras sobre esse processamento dos pensamentos.
Mistérios do pensamento humano
O pensamento em si ainda é um enigma a ser decifrado pouco a pouco pela ciência, e ainda abre mais parênteses do que fecha. Estudos já tentaram entender, por exemplo, se é possível evitar pensamentos indesejados (e a resposta é um mero “talvez”).
Um ponto intrigante, nesse sentido, é que pensar demais e por muito tempo pode cansar o cérebro e até “doer” e causar desconforto.
Agora que sabemos qual a velocidade do pensamento humano, cabe entender o que isso significa e como funciona, na prática, todo o funcionamento do órgão mais misterioso de todos.
Leia também:
- Dá para controlar o pensamento acelerado?
- Primeiro capacete que lê mentes do mundo traduz pensamentos em texto
VÍDEO | Já imaginou controlar objetos com o pensamento?
Leia mais matérias no ItechNews .