O natal e o ano novo já foram, e a gente sabe que essa época é cheia de correria. Mas se você não teve tempo de comprar presentes para os seus familiares e amigos, não se preocupe: um novo estudo da Ohio State University mostra que as pessoas não ficam tão chateadas de receber um presente atrasado quanto se imagina.
- Clique e siga o no WhatsApp
- 10 ideias de presentes de Natal bons e baratos para 2024
- YouTube vai permitir envio de “presentes” a criadores durante lives
Os cientistas descobriram que 65% dos entrevistados costumam dar presentes com base em uma ocasião (como um feriado ou aniversário), então eles devem ser entregues no momento certo.
Mas o grupo percebeu que o ponto de vista sobre esse prazo não é o mesmo para a pessoa que dá o presente e para a pessoa que recebe.
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para o estudo publicado no periódico Journal of Consumer Psychology, universitários foram solicitados a imaginar a hipótese de dar um presente atrasado ou de receber. Os resultados mostraram que aqueles que imaginaram dar o presente atrasado acharam que isso teria mais probabilidade de prejudicar o relacionamento do que aqueles que imaginaram receber o presente atrasado.
“Uma das principais funções sociais de dar presentes é comunicar cuidado ao destinatário do presente, então não é de se surpreender que as pessoas temam um impacto negativo em seu relacionamento se atrasarem o presente”, reflete a equipe.
No entanto, os destinatários ão viam um presente atrasado como um sinal de falta de cuidado. “Eles eram mais indulgentes do que aqueles que davam presentes atrasados pensavam que seriam”, aponta o estudo.
O medo de dar um presente atrasado tem impacto até mesmo no tipo de presente que as pessoas pensam em dar, e as pessoas mostraram acreditar que um esforço extra no presente (tornando-o mais personalizado e artesanal) poderia compensar o atraso.
Qual o limite de um presente atrasado?
Os pesquisadores também tentaram entender qual o limite de um presente atrasado. Os pesquisadores pediram aos participantes de um estudo para imaginarem dar ou receber um presente de aniversário com dois dias, duas semanas ou até dois meses de atraso.
Resultado: todos (tanto os que se colocaram no papel de dar o presente quanto os que se colocaram no de receber) acharam que, quanto mais tarde o presente chegasse, mais danos o atraso causaria ao relacionamento.
Ainda assim, os destinatários dos presentes nunca pensaram que o dano ao relacionamento seria tão sério, não importa o quão atrasado o presente fosse. Então a lição que fica: é melhor dar um presente atrasado do que não dar nenhum.
Leia também:
- Metas de ano novo: qualidade do sono pode te ajudar a cumpri-las ou fracassar
- Quer ficar menos tempo no celular em 2025? Veja dicas de especialistas
VÍDEO | Top 5 Presentes Tecnológicos de Natal
Leia mais matérias no ItechNews .