Assim como o X (ex-Twitter), o Bluesky é uma rede social de microblogging em que é possível criar conteúdos curtos de diversas formas. A plataforma ganhou popularidade no Brasil, principalmente, após o bloqueio da rede social de Elon Musk no país em 2024.
- Clique e siga o no WhatsApp
- Bluesky ou Threads: veja prós e contras de cada rede social
- Bluesky é diferente do Twitter e quer ainda mais brasileiros, diz CEO
Apesar da similaridade com o X, a plataforma tem um sistema aberto e descentralizado que permite a comunicação entre várias redes sociais diferentes dentro de um mesmo espaço. Assim, o serviço tem suas particularidades para que os usuários consigam aproveitá-la.
Como usar o Bluesky
Depois de criar uma conta, o uso do Bluesky é parecido com o X, Threads e demais redes sociais onde você pode adicionar pessoas e páginas à linha do tempo, além de escolher os assuntos que você tem interesse. Além disso, o Bluesky oferece outras vantagens, confira:
–
Entre no Canal do WhatsApp do e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
1. Conteúdo personalizado
No Bluesky os usuários podem ter o controle sobre o conteúdo que consomem no feed a partir da escolha entre diferentes algoritmos de recomendação, assim como hashtags.
2. Totalmente gratuito
Em comparação com o X, o Bluesky opera de maneira totalmente gratuita, sem cobrar para usar todas as funções disponíveis. Além disso, até o momento, não há anúncios na plataforma.
3. Domínios personalizados
O Bluesky permite usar uma identidade única a partir dos domínios personalizados que garantem que cada usuário possa ter uma identidade pessoal na plataforma. Isso acontece graças ao sistema aberto em que a rede social opera.
4. “Popular with Friends”
A rede social permite que o usuário acompanhe os assuntos mais comentados entre seus amigos através da timeline “Popular with Friends” que fica no menu geral do Bluesky.
5. Segurança com o “Profile Labeller”
O perfil @profile-labels.bossett.social permite que perfis impróprios sejam ocultados ou sinalizados para a rede social. Ele também identifica novos perfis criados, assim como perfis que mudaram de @ ou que não possuem foto.
Como o Bluesky surgiu
Em 2019, o Bluesky foi fundado por Jay Graber, especialista em redes sociais descentralizadas. A rede social surgiu com um incentivo do antigo Twitter com a ideia de investir em um sistema aberto que para construir uma rede menos centralizada.
Depois que a compra do Twitter por Elon Musk foi anunciada, o projeto do Bluesky foi desligado da empresa que hoje se chama X e se tornou independente. Em 2022, a plataforma teve a sua lista de espera aberta para os interessados e, hoje, a rede social soma mais de 19 milhões de perfis.
Leia mais:
- X ou Bluesky: novo Twitter é melhor que o original?
- Bluesky vs Twitter | O que Jack Dorsey fez de diferente?
- Como colocar o Bluesky em modo escuro | Guia Prático
VÍDEO: DIFERENCIAIS DO BLUESKY | Dicas | #shorts
Leia mais matérias no ItechNews .